Acidentes

Alagoas tem aumento de mortes por choque elétrico e já soma 21 casos em 2025

Casos se tornam recorrentes no estado e ganharam atenção após morte de menor

Por 7Segundos 03/07/2025 15h03 - Atualizado em 03/07/2025 15h03
Alagoas tem aumento de mortes por choque elétrico e já soma 21 casos em 2025
Choque elétrico - Foto: Reprodução/Internet

A morte recente de uma criança de 10 anos, no município de Messias, vítima de choque elétrico ao pisar em um fio exposto próximo à sua casa, reacende o alerta sobre os perigos da eletroplessão e o aumento preocupante de casos em Alagoas. 

Dados da Polícia Científica mostram que o número de mortes por choque elétrico vem crescendo no estado. Em 2023, foram registrados 33 óbitos por eletrocussão. Já em 2024, o número saltou para 43, um aumento de 24,24%. Somente nos primeiros meses de 2025, já foram contabilizadas 21 mortes.

O chefe do Instituto de Criminalística de Maceió, Charles Mariano, destaca a gravidade do problema. “A eletroplessão, popularmente conhecida como choque elétrico, representa um risco sério à integridade física e à vida, especialmente em ambientes residenciais e de trabalho, onde há instalações elétricas irregulares ou manuseio inadequado de equipamentos energizados”, disse.

Charles Mariano, chefe do Instituto de Criminalística de Maceió


Entre as principais medidas de prevenção estão a manutenção regular das instalações elétricas, o uso de dispositivos de proteção — como os disjuntores diferenciais residuais (DRs) — e a contratação de profissionais capacitados para qualquer tipo de serviço elétrico.

Charles reforça que muitos casos poderiam ser evitados com atitudes simples. “Nosso alerta é para que todos adotem uma postura preventiva e consciente diante da eletricidade”, concluiu o chefe do órgão que integra a Polícia Científica.