Rafael Brito destaca desafios e avanços durante Seminário Nacional do Novo PNE em Alagoas
O vice-presidente da Comissão Especial do PNE, reforçou ainda, a necessidade de estabelecer metas mais eficazes para a valorização dos profissionais da educação

Na tarde desta quarta-feira (3), Alagoas sediou o Seminário Nacional do Novo Plano Nacional de Educação (PNE), iniciativa conduzida pelo deputado federal Rafael Brito (MDB/AL), 3º vice-presidente da Comissão Especial do PNE da Câmara dos Deputados. O evento, contou com a presença do governador em exercício, Ronaldo Lessa, o deputado estadual, Ronaldo Medeiros, do presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (Ama), Marcelo Beltrão, prefeito da cidade de União dos Palmares, Júnior Menezes, além de representantes de classe e das instituições de ensino de Alagoas.
Durante os debates, que ocorreram no auditório do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal), foram destacadas a definição do financiamento de ações e metas instituídas no PNE, a capacitação e remuneração de profissionais da educação, infraestrutura e qualidade de ensino.
“A escuta pública sobre o PNE é a etapa mais importante de todo o processo de construção dessa política pública. Hoje, ouvimos políticos, gestores e profissionais da educação, comprometidos com o futuro de Alagoas e do país. Todos os apontamentos serão debatidos com a Comissão Especial do PNE no Congresso Nacional para que sejam respeitadas as diferentes necessidades dos estados brasileiros”, informou Rafael Brito.
No âmbito do ensino público estadual, 95% de crianças e adolescentes de 6 a 14 anos estão matriculados ou com o ensino fundamental concluído, mantendo a média nacional. No ensino médio, 71,3% dos adolescentes de 15 a 17 anos estão na etapa adequada, acima da média nordestina, segundo o IBGE.
“Estamos debatendo o futuro do nosso país com quem é de direito. O Plano Nacional de Educação é o documento que define como vamos conduzir a educação do país para os próximos 10 anos e temos que respeitar as particularidades dos estados brasileiros. Alagoas já avançou bastante, mas não podemos recuar”, destacou o governador de Alagoas em exercício, Ronaldo Lessa.
O vice-presidente da Comissão Especial do PNE, reforçou ainda, a necessidade de estabelecer metas mais eficazes para a valorização dos profissionais da educação.
“Aprovamos na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados a PL 2531/2021, que trata da valorização dos profissionais da educação básica em todo país. E nas discussões para estabelecer o Sistema Nacional de Educação, apresentei uma proposta que limita a contratação de profissionais temporários, fazendo com que as políticas públicas tenham continuidade e os profissionais renumerados dignamente”, defendeu Rafael Brito, que também preside a Frente Parlamentar Mista da Educação no Congresso Nacional.
O texto final do Plano Nacional da Educação deve entrar em pauta para votação no Congresso Nacional em agosto deste ano.
Últimas notícias

Matriz de Camaragibe regulamenta Lei do SIM e fortalece agricultura familiar

Suspeita de intoxicação por metanol deixa dois mortos e um cego no Agreste de Pernambuco

Incêndio atinge residência no Conjunto Frei Damião em Maceió

Prefeita Márcia Cavalcante implementa serviço de Telessaúde em São Luís do Quitunde

PM prende homem suspeito de assalto a van na Durval de Góes Monteiro

Motociclista colide com ciclista que atravessava avenida sem atenção em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
