PT Alagoas escolhe novo presidente neste domingo; clima interno é de CRB x CSA
Dividido ao meio, o partido de Lula no estado terá que apagar as mágoas e pensar nas eleições de 2026
O Processo de Eleição Direta (PED) que vai escolher o novo chefe do PT em Alagoas acontece no próximo domingo (6). Apesar da festa de democracia que acontece no partido, internamente o clima é de rivalidade no nível de CRB x CSA, como disse Teca Nelma à Rede Antena 7.
A presidência do Diretório Estadual do PT será disputada entre três candidatos: o deputado estadual Ronaldo Medeiros, representando a tendência Resistência Socialista; a sindicalista Dafne Orion, apoiada pela corrente majoritária Construindo um Novo Brasil (CNB); e Paulo Henrique Barbosa Mateus, do movimento interno Diálogo e Ação Petista (DAP).
Ronaldo Medeiros e Dafne Orion são os dois principais candidatos e rivalizam já que a sindicalista faz parte do grupo do deputado federal Paulão, com quem o deputado estadual não vem mantendo uma boa relação desde as eleições de 2024.
O grupo de Medeiros aponta que a direção do partido precisa mudar de mãos e passar por uma renovação verdadeira. Na situação, Ronaldo é visto como traidor por ter deixado o partido em um dos momentos mais difíceis para o PT, quando Dilma sofreu o impeachment.
Ao 7Segundos, petistas afirmaram que há um certo temor de que o partido se torne uma sombra do MDB em Alagoas já que o deputado Ronaldo Medeiros tem forte ligação com o clã Calheiros.
Apesar do clima de poucos amigos, os dois principais candidatos avaliam o processo como benéfico e falaram com a reportagem sobre suas expectativas:
Ronaldo Medeiros
“O saldo dessa campanha para o PED é positivo. O PT é um partido democrático, o único que elege sua diretoria dessa forma no Brasil. Nossa expectativa é de vitória no domingo. Estamos muito confiantes devido à resposta que tivemos da militância. Agora, após o PED, é hora de unir o partido em torno dos desafios que virão para reelegermos o presidente Lula e garantirmos aumento de espaços nos parlamentos, tanto em Brasília quanto nos estados”, disse o deputado ao 7Segundos.
Dafne Orion
“Nós, da chapa Coração Petista, temos um compromisso firme com a reconstrução e o fortalecimento do PT em Alagoas, a partir de três pilares centrais: autonomia política, base militante e projeto popular (...) Temos recebido apoio de companheiros e companheiras em todas as regiões do estado e do país. A militância tem demonstrado que quer compromisso e identidade de classe. O saldo é positivo porque essa eleição não é sobre nomes. É sobre que partido queremos para os próximos anos”, disse a candidata.
Após o processo, o novo líder do partido terá que lidar com a crescente da direita no Nordeste, sobretudo em Alagoas; escândalos envolvendo repasses do fundo eleitoral em 2024; e a montagem da chapa para as eleições de 2026.
Últimas notícias
'Perdi os movimentos dos dedos', diz turista de 70 anos após ataque de cães
Sem resolver problemas da água, Águas do Sertão/CONASA recorre à Justiça para iniciar obras de esgoto em Penedo
Carro perde controle e atinge muro de residência em Joaquim Gomes
CPMI cancela sessão após investigados apresentarem atestado e habeas corpus
Doze imóveis seguem interditados após explosão em São Paulo
Investimento do Governo de Alagoas na Grande Maceió vai gerar 42 mil empregos diretos
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
