Geral

Ex-secretário de Segurança Pública de Alagoas, Coronel Amaral, morre aos 98 anos

A morte de Amaral marca o fim de uma trajetória que uniu forças de segurança e desenvolvimento rural

Por 7Segundos 11/07/2025 09h09 - Atualizado em 11/07/2025 09h09
Ex-secretário de Segurança Pública de Alagoas, Coronel Amaral, morre aos 98 anos
José de Azevedo Amaral, ex-secretário de Segurança Pública de Alagoas - Foto: Reprodução

Morreu, nessa quinta-feira (11), aos 98 anos, o coronel da reserva José de Azevedo Amaral, ex-secretário de Segurança Pública de Alagoas e referência no setor agropecuário do sertão alagoano.

Nascido em 28 de março de 1927, Amaral destacou-se inicialmente na carreira pública, exercendo o comando da Segurança no estado com foco no combate à criminalidade e manutenção da ordem. Após a aposentadoria, tornou-se um dos fundadores da Ilpisa (atual Valedourado), empresa de destaque na produção de leite e derivados em Palmeira dos Índios e referência em inovação no agronegócio regional.

Durante décadas, sua atuação contribuiu para a modernização da pecuária no semiárido, com investimentos em tecnologia, genética animal e práticas sustentáveis. Tornou-se uma figura respeitada entre políticos, militares, empresários e produtores rurais.

A morte de Amaral marca o fim de uma trajetória que uniu forças de segurança e desenvolvimento rural. Agentes do governo, ex-colegas e representantes do agronegócio renovam homenagens a um personagem que contribuiu para a história de Alagoas.

O velório e o sepultamento ainda não foram divulgados pela família.