Em carta a Bolsonaro, Trump defende fim imediato de julgamento do STF
Donald Trump, publicou uma carta direcionada ao ex-presidente
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou, nesta quinta-feira (17), uma carta direcionada ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL). No documento, o líder norte-americano defende o fim imediato do julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) contra o político brasileiro.
“Vi o tratamento terrível que você está recebendo nas mãos de um sistema injusto que se voltou contra você. Esse julgamento deveria acabar imediatamente! Não me surpreende vê-lo liderando nas pesquisas; você foi um líder altamente respeitado e forte, que serviu bem ao seu país”, escreveu Trump.
Além de manifestar preocupação com os ataques à liberdade de expressão no Brasil e nos Estados Unidos, o presidente norte-americano ainda destacou que compartilha do mesmo compromisso que Bolsonaro tem de ouvir a voz do povo.
Relembre
Trump usou sua rede Truth Social para sair em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro, dizendo que o ex-líder brasileiro é vítima de “caça às bruxas” pelo STF.
Na quarta-feira (9/7), usando como argumento a situação de Bolsonaro, Trump impôs tarifa de 50% ao Brasil.
Trump usou o mesmo método para defender o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, alegando que o julgamento por corrupção contra o premiê é uma “caça às bruxas” e deveria ser cancelado.
Dois dias depois, o tribunal israelense adiou o julgamento contra o premiê. Trump sugeriu perdão para o “grande herói”.
“Expressei fortemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio da nossa política tarifária. É minha sincera esperança que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar os opositores políticos e encerre esse regime ridículo de censura. Estarei observando de perto”, completou a carta.
Trump em defesa de Bolsonaro
Nessa terça-feira (15/7), Trump, mais uma vez, classificou o julgamento de Bolsonaro como uma “caça às bruxas”, expressão que já usou em outras ocasiões, como na carta enviada à Lula, na semana passada, para impor tarifas de 50% aos produtos brasileiros.
“Ele não é meu amigo, mas é alguém que conheço. Representa milhões de brasileiros, pessoas maravilhosas. Ama o Brasil e lutou muito por essas pessoas. Agora querem prendê-lo. Isso me parece uma caça às bruxas, e acho muito triste”, afirmou o presidente norte-americano.
Trump também ressaltou que teve contato direto com Bolsonaro durante seu mandato e que, embora tenham se enfrentado em negociações comerciais, viu no ex-presidente brasileiro um governante comprometido com os interesses do seu povo.
Últimas notícias
Cláudio Castro visita policiais feridos durante megaoperação no Rio
Mansão inusitada em torre com relógio em Nova York é finalmente vendida; valor é mantido em segredo
Incêndio na noite do Halloween mata família de cinco pessoas nos EUA
Fórum on-line reúne 110 mil amantes de bonecas hiper-realistas: 20% são casados
Mulher abraça seu bebê prematuro em 'despedida', mas acaba surpreendida pelo desfecho
Radialista Paulinho Guedes se recupera após AVC isquêmico em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
