Saúde mental: policiais penais de Alagoas podem contar com Escuta Susp
Para solicitar o serviço psicológico, basta acessar site, preencher o cadastro e anexar carteira funcional
Os policiais penais de Alagoas podem contar com uma iniciativa direcionada exclusivamente aos profissionais da segurança pública. Trata-se do programa Escuta Susp, uma iniciativa para cuidar da saúde mental de quem atua no combate à criminalidade.
Desenvolvido pelo governo federal, o programa atua junto aos profissionais da segurança e oferece acolhimento, psicoterapia e promoção à vida.
De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, neste mês o Escuta Susp passou a oferecer atendimentos nas áreas de psiquiatria e de farmacologia.
A gerente de Saúde da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas (Seris), Andréa Rocha Sarmento de Azevedo, destaca que no estado a Polícia Penal aderiu ao programa em agosto de 2024. “Temos tido uma boa aceitação entre os policiais. Essa procura por ajuda é importante, porque o servidor de segurança se depara com situações estressantes e principalmente quem trabalha no sistema prisional”, analisa.

A gerente de Saúde da Seris reforça que o Escuta Susp é um recurso de extrema importância para a categoria. “Isso porque a gente pode conversar com especialistas, profissional de psicologia e agora da psiquiatria, serviço feito através da escuta ativa, do acolhimento e encaminhamento para a psicoterapia quando necessário. Cuidar da saúde mental é cuidar da saúde como um todo”, finaliza a policial penal.
Com a inclusão das novas especialidades, os profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) poderão contar com consulta psiquiátrica e gerenciamento de terapia medicamentosa de forma articulada com os atendimentos psicológicos já em curso.
Para solicitar o serviço psicológico, basta acessar o site, preencher o cadastro e anexar a carteira funcional: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/sua-seguranca/seguranca-publica/escuta-susp
O programa
Criada em maio de 2024 pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a iniciativa já contabiliza quase 14 mil atendimentos psicológicos, em 24 unidades da Federação, incluindo Alagoas. O projeto tem mais de 2,6 mil pacientes cadastrados na maioria dos estados.
O Escuta Susp é base para a elaboração de protocolos em saúde mental específicos para profissionais de segurança pública, com acolhimento para demandas pontuais, psicoterapia contínua e intervenções preventivas contra o suicídio.
Últimas notícias
Arapiraca divulga calendário de matrículas para o ano letivo de 2026
Porto de Pedras se prepara para mais uma grande edição do Festival do Coco
Dantas envia projeto à ALE para elevar limite de crédito suplementar de 20% para 30%
Prefeitura de Palmeira dos Índios inicia preparativos para o Natal de Luz 2025
Programa do Leite em Penedo ganha novos equipamentos
Prefeitura de Palmeira realiza entrega de 167 kits de fardamento para agentes de saúde
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
