Trabalhadores rurais ocupam sede do Incra e cobram destinação de terras em AL
Movimentos ocupam Superintendência em Maceió como parte das ações no estado, pela Semana Camponesa
Cerca de dois mil trabalhadores rurais ocuparam, na tarde desta terça-feira (22), a Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), localizada no Centro de Maceió. A ação faz parte de uma série de mobilizações que ocorrem desde o último domingo (20), quando os manifestantes ocuparam a Secretaria de Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri).
Os trabalhadores rurais, organizados por diversos movimentos sociais do campo, reivindicam avanços nas políticas públicas voltadas para o desenvolvimento dos assentamentos rurais, regularização fundiária e a obtenção de terras para famílias que vivem em situação precária nos acampamentos do estado.
Entre os organizadores da mobilização estão a Frente Nacional de Luta (FNL), Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL), Movimento Popular de Luta (MPL), Movimento Social de Luta (MSL), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento Via do Trabalho (MVT), Movimento Terra Livre e a Comissão Pastoral da Terra (CPT).
Renildo Gomes, dirigente nacional do MST, enfatizou a importância da ocupação: “Essa não é a primeira vez que ocupamos o INCRA esse ano e, se nossas demandas não forem atendidas, não será a última. Precisamos que a superintendência responda às demandas dos movimentos do campo, respeitando as reais necessidades dos acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária”.
Semana Camponesa
A mobilização em Maceió integra a Semana Camponesa, ação nacional que reúne atividades em todas as regiões pautando a agenda da Reforma Agrária.
Sob o lema “Para o Brasil alimentar, Reforma Agrária Popular”, a Semana Camponesa organiza um conjunto de lutas para pressionar o avanço da Reforma Agrária no âmbito estadual e nacional, bem como de diálogo com a sociedade.
Últimas notícias
Tragédia na AL-220: colisão deixa seis mortos, incluindo criança e recém-nascido, no Sertão de Alagoas
Homem é preso por violência doméstica contra companheira grávida em Arapiraca
Quadrilha armada invade festa, faz reféns e jovem é morto em Anadia
Trump ameaça vice venezuelana e diz que ela pode "pagar preço maior"
Forças armadas da Venezuela reconhecem Delcy Rodríguez como presidente interina
Yasmin Sensação é anunciada como atração surpresa do Verão Massayó
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
