Capital

Trabalhadores rurais ocupam sede do Incra e cobram destinação de terras em AL

Movimentos ocupam Superintendência em Maceió como parte das ações no estado, pela Semana Camponesa

Por 7Segundos 22/07/2025 15h03
Trabalhadores rurais ocupam sede do Incra e cobram destinação de terras em AL
Ocupação do Incra visa fazer pressão em Governo Federal para avançar na Reforma Agrária - Foto: MST Alagoas

Cerca de dois mil trabalhadores rurais ocuparam, na tarde desta terça-feira (22), a Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), localizada no Centro de Maceió. A ação faz parte de uma série de mobilizações que ocorrem desde o último domingo (20), quando os manifestantes ocuparam a Secretaria de Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri).

Os trabalhadores rurais, organizados por diversos movimentos sociais do campo, reivindicam avanços nas políticas públicas voltadas para o desenvolvimento dos assentamentos rurais, regularização fundiária e a obtenção de terras para famílias que vivem em situação precária nos acampamentos do estado.

Entre os organizadores da mobilização estão a Frente Nacional de Luta (FNL), Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL), Movimento Popular de Luta (MPL), Movimento Social de Luta (MSL), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento Via do Trabalho (MVT), Movimento Terra Livre e a Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Renildo Gomes, dirigente nacional do MST, enfatizou a importância da ocupação: “Essa não é a primeira vez que ocupamos o INCRA esse ano e, se nossas demandas não forem atendidas, não será a última. Precisamos que a superintendência responda às demandas dos movimentos do campo, respeitando as reais necessidades dos acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária”.

Semana Camponesa

A mobilização em Maceió integra a Semana Camponesa, ação nacional que reúne atividades em todas as regiões pautando a agenda da Reforma Agrária. 

Sob o lema “Para o Brasil alimentar, Reforma Agrária Popular”, a Semana Camponesa organiza um conjunto de lutas para pressionar o avanço da Reforma Agrária no âmbito estadual e nacional, bem como de diálogo com a sociedade.