Teca Nelma participa de reunião com movimentos sociais e defende Reforma Agrária em AL
Na mesa de negociação, Teca cobrou a retomada do Comitê Estadual de Mediação de Conflitos Agrários

A vereadora Teca Nelma (PT), esteve na tarde dessa terça, 22, ao lado dos movimentos sociais durante uma reunião com o governador de Alagoas, Paulo Dantas, em Maceió. Convidada pelos próprios movimentos que integram a Jornada Nacional pela Reforma Agrária, Teca declarou apoio total à Semana Camponesa, que mobiliza mais de dois mil camponeses na capital para exigir o que é deles por direito: terra, dignidade e justiça social.
Na mesa de negociação, Teca cobrou a retomada do Comitê Estadual de Mediação de Conflitos Agrários, ferramenta essencial para garantir o diálogo e evitar a violência no campo. O pedido foi acatado pelo governador, que anunciou a retomada do comitê. A medida será formalizada nos próximos dias com a publicação de decreto no Diário Oficial do Estado. “Estamos vivendo um momento crítico, em que famílias acampadas seguem sob ameaça, é papel do Estado buscar caminhos de diálogo, mediação e justiça social. A retomada do comitê é um passo importante nesse sentido, e o compromisso do Governador foi fundamental”, afirmou a vereadora.
Na reunião, também foi definida a realização de um novo encontro nesta quinta-feira (24),em Brasília, onde a Vereadora estará presente com representantes dos movimentos sociais, o governador Paulo Dantas e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O objetivo é discutir o cumprimento do acordo firmado em 2015 entre o Governo de Alagoas, o Tribunal de Justiça e organizações camponesas, que previa a destinação das terras da Usina Laginha e parte da Usina Guaxuma para fins de Reforma Agrária. Os movimentos denunciam que esse compromisso está sob ameaça após o recebimento de pagamentos da massa falida por parte do governo estadual.
A mobilização integra a Semana Camponesa, que tomou conta de Maceió e de todo o Brasil, buscando o avanço da Reforma Agrária Popular. Sob o lema “Para o Brasil alimentar, Reforma Agrária Popular”, o movimento segue pressionando governos e mostrando que o campo tem voz, força e aliados dispostos a lutar até o fim.
Últimas notícias

Ex-reeducando é morto a tiros em loteamento de Arapiraca

Polícia Militar frustra ação criminosa e apreende armas e drogas em Porto Real do Colégio

Criança de 2 anos morre por meningite em Maceió; Alagoas registra 8ª morte pela doença em 2025

Alfredo Gaspar é confirmado como membro titular da Comissão Especial da PEC da Segurança Pública

Relatório dos EUA cita morte pela PM de SP em crítica ao Brasil

Em Arapiraca, ação da Sefaz retém mercadorias avaliadas em mais de R$ 1 milhão em show privado
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
