Teca Nelma participa de reunião com movimentos sociais e defende Reforma Agrária em AL
Na mesa de negociação, Teca cobrou a retomada do Comitê Estadual de Mediação de Conflitos Agrários
A vereadora Teca Nelma (PT), esteve na tarde dessa terça, 22, ao lado dos movimentos sociais durante uma reunião com o governador de Alagoas, Paulo Dantas, em Maceió. Convidada pelos próprios movimentos que integram a Jornada Nacional pela Reforma Agrária, Teca declarou apoio total à Semana Camponesa, que mobiliza mais de dois mil camponeses na capital para exigir o que é deles por direito: terra, dignidade e justiça social.
Na mesa de negociação, Teca cobrou a retomada do Comitê Estadual de Mediação de Conflitos Agrários, ferramenta essencial para garantir o diálogo e evitar a violência no campo. O pedido foi acatado pelo governador, que anunciou a retomada do comitê. A medida será formalizada nos próximos dias com a publicação de decreto no Diário Oficial do Estado. “Estamos vivendo um momento crítico, em que famílias acampadas seguem sob ameaça, é papel do Estado buscar caminhos de diálogo, mediação e justiça social. A retomada do comitê é um passo importante nesse sentido, e o compromisso do Governador foi fundamental”, afirmou a vereadora.
Na reunião, também foi definida a realização de um novo encontro nesta quinta-feira (24),em Brasília, onde a Vereadora estará presente com representantes dos movimentos sociais, o governador Paulo Dantas e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O objetivo é discutir o cumprimento do acordo firmado em 2015 entre o Governo de Alagoas, o Tribunal de Justiça e organizações camponesas, que previa a destinação das terras da Usina Laginha e parte da Usina Guaxuma para fins de Reforma Agrária. Os movimentos denunciam que esse compromisso está sob ameaça após o recebimento de pagamentos da massa falida por parte do governo estadual.
A mobilização integra a Semana Camponesa, que tomou conta de Maceió e de todo o Brasil, buscando o avanço da Reforma Agrária Popular. Sob o lema “Para o Brasil alimentar, Reforma Agrária Popular”, o movimento segue pressionando governos e mostrando que o campo tem voz, força e aliados dispostos a lutar até o fim.
Últimas notícias
Aos 95 anos, Tony Tornado relembra relação com Arlete Salles e fala sobre preconceito racial
Delegado Leonam aciona polícia após ameaças e incêndio que feriu cadela em Maceió
Acidente entre motos deixa mulher ferida em Porto Calvo
Após solicitação durante fiscalização, Caio Bebeto aciona Alurb e área escolar é revitalizada
Secretário Luiz Rogério receberá título de Cidadão Honorário de Maceió
Deputada Cibele Moura comemora avanço do projeto do piso salarial dos farmacêuticos
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
