Secult divulga lista de habilitados no Edital do Patrimônio Vivo de Alagoas 2025
Foram 59 mestres e mestras da cultura popular habilitados nesta etapa; resultado final será divulgado em 12 de agosto

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), divulgou na última segunda-feira (21), no Diário Oficial do Estado, a lista de habilitados no Edital de Inscrição no Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas – 2025. Nesta edição, 67 inscrições foram recebidas, das quais 59 foram consideradas habilitadas. Confira a lista completa AQUI.
O prazo para interposição de recursos inicia nesta quarta-feira (23) e segue até o dia 25 de julho. O resultado dos recursos será divulgado no dia 30 de julho. Em seguida, a etapa de avaliação das propostas acontece entre 31 de julho e 10 de agosto. O resultado final está previsto para ser publicado no dia 12 de agosto.
Podem participar do edital pessoas que comprovem residência em Alagoas há mais de 20 anos, atuação contínua na cultura popular nesse período e reconhecimento da comunidade como guardiões ou transmissoras de saberes e tradições. Também foram exigidos currículo ou portfólio, documentos pessoais, declarações de entidades culturais e dados bancários. Candidaturas incompletas ou fora do prazo foram automaticamente desclassificadas.
A pessoa selecionada passará a integrar o Livro do Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas e terão direito a uma bolsa mensal no valor de 1,5 salário mínimo, paga com recursos do Fundo de Desenvolvimento de Ações Culturais (FDAC).
"O Registro do Patrimônio Vivo é uma das mais significativas políticas de preservação da memória cultural em Alagoas. Ao reconhecer mestres e mestras da cultura popular, o Governo do Estado assegura não apenas a valorização de trajetórias individuais, mas o fortalecimento de um legado coletivo que atravessa gerações ", destacou a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.
Últimas notícias

Promotor de vendas é preso após furtar três quilos de picanha de supermercado na Serraria

Prefeito anuncia recursos para construção de duas pontes em São Miguel dos Milagres

Gestão de Luciano Barbosa constrói creche-modelo no antigo Caic

Jovem é assassinado com golpes de arma branca em comunidade indígena de Joaquim Gomes

Homem condenado por estupro de enteada é preso 25 anos após o crime em AL

Homem com histórico de violência ameaça policiais com facão e é preso em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
