Secult divulga lista de habilitados no Edital do Patrimônio Vivo de Alagoas 2025
Foram 59 mestres e mestras da cultura popular habilitados nesta etapa; resultado final será divulgado em 12 de agosto
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), divulgou na última segunda-feira (21), no Diário Oficial do Estado, a lista de habilitados no Edital de Inscrição no Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas – 2025. Nesta edição, 67 inscrições foram recebidas, das quais 59 foram consideradas habilitadas. Confira a lista completa AQUI.
O prazo para interposição de recursos inicia nesta quarta-feira (23) e segue até o dia 25 de julho. O resultado dos recursos será divulgado no dia 30 de julho. Em seguida, a etapa de avaliação das propostas acontece entre 31 de julho e 10 de agosto. O resultado final está previsto para ser publicado no dia 12 de agosto.
Podem participar do edital pessoas que comprovem residência em Alagoas há mais de 20 anos, atuação contínua na cultura popular nesse período e reconhecimento da comunidade como guardiões ou transmissoras de saberes e tradições. Também foram exigidos currículo ou portfólio, documentos pessoais, declarações de entidades culturais e dados bancários. Candidaturas incompletas ou fora do prazo foram automaticamente desclassificadas.
A pessoa selecionada passará a integrar o Livro do Patrimônio Vivo do Estado de Alagoas e terão direito a uma bolsa mensal no valor de 1,5 salário mínimo, paga com recursos do Fundo de Desenvolvimento de Ações Culturais (FDAC).
"O Registro do Patrimônio Vivo é uma das mais significativas políticas de preservação da memória cultural em Alagoas. Ao reconhecer mestres e mestras da cultura popular, o Governo do Estado assegura não apenas a valorização de trajetórias individuais, mas o fortalecimento de um legado coletivo que atravessa gerações ", destacou a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.
Últimas notícias
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
