Política

Siderlane Mendonça pode reassumir cadeira na Câmara de Maceió após recesso

O vereador está afastado a pedido da Justiça após ser acusado de liderar esquema de rachadinha

Por Felipe Ferreira 24/07/2025 12h12 - Atualizado em 24/07/2025 12h12
Siderlane Mendonça pode reassumir cadeira na Câmara de Maceió após recesso
Siderlane Mendonça, vereador por Maceió - Foto: Reprodução | Câmara de Maceió

O vereador Siderlane Mendonça (PL) reúne boas chances de retornar à Câmara Municipal de Maceió logo após o fim do recesso parlamentar no início de agosto. Um voto recente do relator no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador Milton Gonçalves, aponta justamente para essa possibilidade.

O relator defendeu que o afastamento cautelar de Siderlane — determinado pela juíza da 2ª Zona Eleitoral em abril, no contexto da Operação Falácia — se baseia em supostos crimes ocorridos antes do mandato atual. Ele argumentou que isso configura punição antecipada e votou pelo seu retorno imediato à Câmara.

O voto favorável contraria o parecer do Ministério Público Eleitoral, que defende a manutenção do afastamento por até 180 dias e a posse do suplente Caio Bebeto (PL).

A defesa do vereador, em recente entrevista à Tribuna Independente, disse que espera celeridade na julgamento do Habeas Corpus que pode garantir seu retorno aos trabalhos na Casa de Mário Guimarães. “Habeas Corpus é prioridade!”, disse Marcelo Brabo.

Vale lembrar que o julgamento foi suspenso após um novo pedido de vistas. A defesa, no entanto, informou que o vereador está esperançoso e confiante que a justiça será feita.

Siderlane Mendonça é acusado de liderar um esquema criminoso que envolve, dentre outras acusações, a prática de rachadinha na Câmara de Maceió. O vereador está afastado desde abril deste ano, mas sua vaga na Casa não foi preenchida pelo primeiro suplente, Caio Bebeto.