Picada de escorpião: saiba como evitar acidentes e como agir em caso de picada
Em 2025, foram registrados 2.795 casos de picadas de escorpião na Capital, o que reforça ainda mais a importância da atenção da população

O período de temperaturas mais amenas favorece o aparecimento de escorpiões em áreas urbanas, especialmente em locais com acúmulo de entulho, lixo e restos de construção. Por isso, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, reforça as orientações para prevenir acidentes com escorpião e saber como agir em caso de picada.
Em 2025, foram registrados 2.795 casos de picadas de escorpião na Capital, o que reforça a importância da atenção da população nesse período.
De acordo com Rosicleide Barbosa, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, é fundamental procurar ajuda médica imediatamente.
“Em caso de picada, a orientação é procurar uma das UPAs — Jacintinho, Tabuleiro ou Trapiche da Barra — para atendimento. Se possível, a vítima da picada deve levar o escorpião para que o profissional de saúde possa identificar a espécie”, orienta.
A atuação dos agentes de combate às endemias na inspeção de imóveis e ações educativas junto à população também envolve iniciativas preventivas contra escorpiões. Segundo o veterinário Charles Nunes, da Gerência de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos, a equipe realiza vistoria nos locais, busca vestígios e conversa com os moradores. Quando há presença de escorpião, o animal é capturado e encaminhado à Unidade de Controle de Zoonoses (UVZ) de Maceió.
Mas, como reforça o profissional, o trabalho vai além da eliminação: é essencial sensibilizar os moradores sobre os cuidados dentro de casa.
“Entre as principais recomendações de prevenção estão a eliminação de entulhos e restos de obra nos quintais e terrenos baldios, manter o lixo bem acondicionado e evitar o acúmulo de materiais desnecessários. Instalar telas em ralos, frestas e caixas de gordura também é uma medida eficiente, além de revisar roupas, toalhas, lençois e calçados antes de usá-los, especialmente se estiverem guardados por muito tempo”, ressalta Charles Nunes.
A atenção aos cuidados simples pode fazer a diferença na proteção da família e da vizinhança. A SMS segue com as ações de orientação e controle, mas reforça que a participação da população é indispensável para reduzir os riscos de acidentes com escorpiões e garantir mais segurança para todos.
Últimas notícias
Polícia Civil prende suspeito de matar empresário e deixar mensagem perturbadora

Polícia Civil investiga caso de estudante vítima de descarga elétrica em Jacuípe

Clima segue instável em AL neste fim de semana, com períodos de sol mais intensos

JHC amplia bases no interior com nomeação de neto de ex-governador na Prefeitura de Maceió

Gilberto Gil se despede de Preta Gil com beijo carinhoso em velório
![[Vídeo] Moradores contestam indenizações para ampliação do Fórum do Barro Duro](https://img.7segundos.com.br/RcabV5o0jclytIdAJ9pxcmFBk-E=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/captura-de-tela-2025-07-25-155010.png)
[Vídeo] Moradores contestam indenizações para ampliação do Fórum do Barro Duro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
