Picada de escorpião: saiba como evitar acidentes e como agir em caso de picada
Em 2025, foram registrados 2.795 casos de picadas de escorpião na Capital, o que reforça ainda mais a importância da atenção da população

O período de temperaturas mais amenas favorece o aparecimento de escorpiões em áreas urbanas, especialmente em locais com acúmulo de entulho, lixo e restos de construção. Por isso, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde, reforça as orientações para prevenir acidentes com escorpião e saber como agir em caso de picada.
Em 2025, foram registrados 2.795 casos de picadas de escorpião na Capital, o que reforça a importância da atenção da população nesse período.
De acordo com Rosicleide Barbosa, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, é fundamental procurar ajuda médica imediatamente.
“Em caso de picada, a orientação é procurar uma das UPAs — Jacintinho, Tabuleiro ou Trapiche da Barra — para atendimento. Se possível, a vítima da picada deve levar o escorpião para que o profissional de saúde possa identificar a espécie”, orienta.
A atuação dos agentes de combate às endemias na inspeção de imóveis e ações educativas junto à população também envolve iniciativas preventivas contra escorpiões. Segundo o veterinário Charles Nunes, da Gerência de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos, a equipe realiza vistoria nos locais, busca vestígios e conversa com os moradores. Quando há presença de escorpião, o animal é capturado e encaminhado à Unidade de Controle de Zoonoses (UVZ) de Maceió.
Mas, como reforça o profissional, o trabalho vai além da eliminação: é essencial sensibilizar os moradores sobre os cuidados dentro de casa.
“Entre as principais recomendações de prevenção estão a eliminação de entulhos e restos de obra nos quintais e terrenos baldios, manter o lixo bem acondicionado e evitar o acúmulo de materiais desnecessários. Instalar telas em ralos, frestas e caixas de gordura também é uma medida eficiente, além de revisar roupas, toalhas, lençois e calçados antes de usá-los, especialmente se estiverem guardados por muito tempo”, ressalta Charles Nunes.
A atenção aos cuidados simples pode fazer a diferença na proteção da família e da vizinhança. A SMS segue com as ações de orientação e controle, mas reforça que a participação da população é indispensável para reduzir os riscos de acidentes com escorpiões e garantir mais segurança para todos.
Últimas notícias

Carro de passeio pega fogo no povoado Manimbu, em Penedo

Forças policiais de Alagoas e Pernambuco realizam operação integrada e prendem foragidos em Palmares/PE

condutor morre em grave acidente no Sítio Varginha, em Arapiraca

Produtora que criou hino nacional em gênero neutro na campanha de Boulos faturou mais de R$ 1,2 milhão com o PT

“Vai ser muito melhor para eles”, diz alagoano Adrualdo Catão sobre proposta da CNH mais barata

Idoso de 81 desmaia em via pública e é socorro pelo Corpo de Bombeiros, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
