AL registra a maior redução de mortes violentas da história do Nordeste, aponta Anuário da Segurança Pública
Entre 2012 e 2024, o número de homicídios recuou 47,4%, segundo Fórum Brasileiro de Segurança Pública
Alagoas registrou a maior redução de mortes violentas intencionais do Nordeste em toda série histórica – iniciada em 2012, pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta quinta-feira (24), pelo órgão, o estado recuou de 2.171 mortes violentas intencionais (MVIs) em 2012, para 1.141 no ano passado, uma retração de 47,4%. As MVIs englobam crimes como homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte
Alagoas aparece na frente de Sergipe, que ocupa o segundo lugar no ranking da região, com uma retração 38,2% entre 2012 e 2024. A lista segue com a Paraíba, cuja redução atingiu 31,1%, Bahia (queda de 7,5%) e Ceará (-7,1%
Na outra ponta, o Rio Grande do Norte registrou um aumento de 114,6% no número de mortes violentas intencionais, seguido do Piauí (+29,4%), Maranhão (27,7%) e Pernambuco (3,9%).

Na comparação com 2023, quando foram registrados 1.210 homicídios, a retração em Alagoas foi de 5,7%. Em números absolutos, o ano passado apresentou o terceiro menor número de mortes violentas da história, atrás apenas de 2019, quando foram registrados 1.095, e 2021, com 1.138 homicídios.
O levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública também mostra que a taxa de mortes violentas intencionais de Alagoas é a segunda menor da história, com 35,4 por 100 mil habitantes. O número só é maior do que o registrado em 2019, que atingiu 34,1 por cem mil.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, recebeu os números do Fórum Brasileiro de Segurança Pública com alegria. “Isso nos estimula e nos dá a certeza que estamos no caminho certo. Isso motiva os policiais, e iremos continuar nessa insistente estabilidade na redução que o próprio fórum descreve”, ressalta. “Quando a gente fala do ano passado, que fizemos o melhor mês da série histórica, quando comparado a 2023, nós somos o terceiro do Brasil, mas somos o primeiro do Nordeste em redução de homicídios”, completa.
INVESTIMENTOS
Para o governador Paulo Dantas, a redução do número de mortes violentas intencionais no estado é resultado dos investimentos feitos pelo Governo na área de Segurança Pública.

“Alagoas tem avançado no enfrentamento à criminalidade. Seguiremos reduzindo os números, porque ainda não estamos satisfeitos. Estamos realizando o maior investimento da nossa história em Segurança Pública e já conseguimos cortar pela metade o número de mortes em relação a 2012. Vamos melhorar ainda mais, porque em Alagoas, bandido se enfrenta e as pessoas de bem se protegem”, destacou Paulo Dantas.
No domingo (20), o governador Paulo Dantas e o secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, fizeram a maior entrega de equipamentos para as forças policiais alagoanas, que somam mais de R$ 50 milhões em investimentos.
Entre maio de 2022 e junho de 2025, o Governo do Estado já investiu mais de R$ 700 milhões em modernização de equipamentos, construção de novas unidades de segurança pública, adoção de tecnologias avançadas, aprimoramento da gestão estratégica e capacitação dos profissionais.
O ANUÁRIO
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública se baseia em informações fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais, pelas polícias civis, militares e federal, entre outras fontes oficiais da Segurança Pública.
A publicação é uma ferramenta importante para a promoção da transparência e da prestação de contas na área, contribuindo para a melhoria da qualidade dos dados. Além disso, produz conhecimento, incentiva a avaliação de políticas públicas e promove o debate de novos temas na agenda do setor.
Últimas notícias
Alimentação saudável no Carnaval ajuda a prevenir problemas de saúde, alerta nutricionista
Mais de 147 mil Carteiras de Identidade aguardam retirada no Instituto de Identificação de Alagoas
Rede estadual abre período de matrícula para vagas remanescentes nesta quarta-feira (4)
Cobrança ilegal por concessionária é interrompida no Pilar após ação do MPAL
Criança de 5 anos é a 16ª vítima do capotamento de ônibus com romeiros na AL-220
Secult divulga resultado preliminar de habilitação do Prêmio Carnaval 2026
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
