Educação

MP lança campanha de incentivo à leitura e convida a sociedade a doar livros

Projeto é realizado em parceria com outras instituições

Por 7segundos com Ascom/MPAL 28/07/2025 14h02 - Atualizado em 28/07/2025 14h02
MP lança campanha de incentivo à leitura e convida a sociedade a doar livros
Primeiro, a ideia é ofertar conteúdos de linguagem mais simples que possam promover motivação e estimulem as crianças - Foto: Reprodução/MPAL

Incentivar o gosto pelos livros, despertar o interesse pelo conhecimento, aproximar as pessoas vulnerabilizadas de histórias e/ou estórias que possam ser elementos transformadores dentro de suas realidades. Assim surgiu o projeto “Doe um livro, mova uma vida”, para arrecadação de exemplares em várias temáticas. A autoria é do servidor e bibliotecário do Ministério Público de Alagoas, João Rodrigo Santos Ferreira, incentivado pela promotora de Justiça Coordenadora do Programa MP Comunitário, Alexandra Beurlen, em parceria, entre outras instituições, com a Defensoria Pública Estadual, representada pelo defensor Isaac Souto.

A promotora de Justiça Alexandra Beurlen falou sobre as expectativas.

“O MP/AL aderiu ao belíssimo projeto da DPE ‘Expresso leitura’, com isso, o Núcleo do MP Comunitário, no Vergel do Lago, será palco de encontros inesquecíveis entre a comunidade e o mundo dos livros. Através deles, vamos fortalecer a cidadania e os direitos humanos, fortalecendo sonhos e projetos pessoas em situacão de vulnerabilidsde”, destaca.

O bibliotecário João Rodrigues explica sobre a motivação, mas ressalta que a proposta vai além de distribuir livros.

“Quando a gente fala em doar livros, pode até parecer algo pequeno, mas essa é uma forma de levar histórias, ideias, descobertas e, principalmente, de mostrar que existem outras formas de viver, de pensar e de sonhar para quem, muitas vezes, nunca teve a chance de abrir um livro.A leitura tem o poder de abrir caminhos e transformar vidas. Por isso, esse projeto é tão importante, pois não se trata apenas de distribuir livros, mas de promover pertencimento, inclusão e dignidade”, afirma.

Campanha


No primeiro momento de aproximação da comunidade com a leitura, a ideia é ofertar conteúdos de linguagem mais simples que possam promover motivação e estimulem crianças, adolescentes, adultos e pessoas idosas a adotarem os livros como elemento de crescimento em suas vidas. Por essa razão, entre os exemplos recomendados estão obras de Literatura com protagonismo negro, feminino e periférico, biografias, histórias de vida e superação, textos com linguagem poética, a exemplo de cordel, materiais infantojuvenis inclusivos, materiais que falem de cidadania, convivência e valores sociais e didáticos.

“O direcionamento nos títulos para doação teve o intento de ajustar os conteúdos à educação para os direitos e a compreensão dos contextos históricos e culturais que levaram à situação de vulnerabilidade, além de fornecer instrumentos para transformação da realidade”, conclui a promotora Alexandra Beurlen.

Como parceiros, o projeto terá a Defensoria Pública de Alagoas, a Secretaria de Educação do Estado, o Movimento Nacional da População de Rua em Alagoas (MNPR/AL), o Colaboratório Nacional da População em Situação de Rua – COLAB POP RUA-Polo Maceió- AL. A coordenação ficará com o Ministério Público de Alagoas.

Onde doar


Quem quiser contribuir com a campanha pode fazer a doação no prédio-sede do MPAL, no bairro do Poço; na Sede das Promotorias de Justiça, no Barro Duro; no Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (CAOP), em frente ao Tribunal de Contas, na Fernandes Lima; no MP Comunitário, na Rua Marquês do Pombal, no Vergel do Lago, e na Defensoria Pública Estadual, na Avenida Fernandes Lima e, também, na subsede: av. Comendador Leão, 555, poço.