Hemoal alcança crescimento de 25% nas doações de sangue no primeiro semestre de 2025
Entre janeiro a junho de 2025 foram registradas 20.295 doações de sangue, ante 16.246 do mesmo período de 2024

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) registrou, no primeiro semestre deste ano, 20.295 doações voluntárias de sangue, conforme dados divulgados pela Hemorrede Pública de Alagoas nesta segunda-feira (28), O número representa um crescimento de 25% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram recebidas 16.246 doações sanguíneas nas unidades de Arapiraca e Maceió, bem como nos municípios onde ocorreram coletas externas.
Das 20.295 doações de sangue recebidas pelo Hemoal entre janeiro e junho deste ano, 12.601 ocorreram nas unidades Trapiche, Via Expressa e Farol do Hemoal Maceió, além das coletas externas realizadas na capital alagoana, na Zona da Mata, litorais Norte e Sul e Vale do Paraíba. Já as demais 7.694 bolsas de sangue coletadas ocorreram na Unidade Eldorado do Hemoal Arapiraca e nas coletas itinerantes promovidas no Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.
O crescimento, conforme a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, é fruto da intensificação da divulgação do Hemoal na imprensa, site oficial e redes sociais, bem como na realização das coletas externas de sangue agendadas pelo Núcleo de Captação de Doadores de Sangue. “Para isso, criamos o programa Hemoal no Seu Município, onde intensificamos as ações itinerantes para captar mais doadores de sangue”, frisa a gestora do hemocentro alagoano.
Constatação
Entre os voluntários que contribuíram para que o Hemoal aumentasse em 25% o número de doações de sangue recebidas no primeiro semestre deste ano, está o segurança André Siqueira. Doador fidelizado do hemocentro alagoano, ele não só pratica o gesto voluntário, como incentiva outras pessoas a se candidatar à doação sanguínea de forma lúdica.
“Sou fã do Homem-Aranha e faço parte do Grupo Heróis do Pedal Maceió, onde, com outros amigos, praticamos várias ações sociais fantasiados de super-heróis. Entre estas ações está a doação de sangue, onde comparecemos ao Hemoal, doamos sangue e incentivamos outras pessoas a praticarem este gesto de solidariedade e que salva vidas”, ressalta André Siqueira.
Hematologia
E além de captar doadores de sangue, o Hemoal também assegura assistência hematológica aos alagoanos acometidos pelas doenças do sangue, como hemofilia e doença falciforme. Com isso, no primeiro semestre deste ano, o órgão realizou 25.267 atendimentos a pacientes hematológicos, sendo 23.744 no Núcleo de Hematologia de Maceió e 1.623 em Arapiraca. Neste mesmo período, o Hemoal realizou 219 exames de diagnóstico, sendo 63 biópsias e 156 mielogramas.
Entre os pacientes hematológicos assistidos pelo Hemoal está Guilherme Rodrigues, portador de hemofilia e que descobriu a doença quando ainda tinha meses de vida. Aos 26 anos, ele recebe acompanhamento multidisciplinar no Núcleo de Hematologia. “Eu e os demais alagoanos portadores de Hemofilia recebemos assistência do Hemoal sempre que necessário e, deste modo, conseguimos realizar nosso tratamento e nossa profilaxia, usufruir do tratamento, das medicações e tudo mais”, disse.
A gerente do Hemoal Arapiraca, Amilka Couto, salienta que seja na capital ou no interior, os pacientes hematológicos têm acesso a assistência qualificada, eficiente e humanizada. “Contamos com equipes motivadas, capacitadas e conscientes de seu papel social para prestar atendimento aos nossos pacientes, seja em Arapiraca e Maceió, garantindo atendimento multidisciplinar”, pontua a gestora.
Últimas notícias

Mãe vive angústia há oito dias com desaparecimento da filha e da neta em Rio Largo

PC fala sobre investigação de caso de mãe e filha desaparecidas

Leonardo Dias destaca necessidade de políticas públicas no enfrentamento à mendicância infantil

Júri condena genro a 31 anos de prisão por matar sogra e ocultar corpo em geladeira

Audiência pública recebe sugestões de vereadores e sociedade civil para o PPA

Lula lança programa de reforma de casas e defende ação para invisíveis
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
