Saúde

Hemoal alcança crescimento de 25% nas doações de sangue no primeiro semestre de 2025

Entre janeiro a junho de 2025 foram registradas 20.295 doações de sangue, ante 16.246 do mesmo período de 2024

Por 7Segundos, com Assessoria 28/07/2025 16h04
Hemoal alcança crescimento de 25% nas doações de sangue no primeiro semestre de 2025
O segurança André Siqueira é fã do Homem-Aranha e foi doar sangue caracterizado - Foto: Assessoria

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) registrou, no primeiro semestre deste ano, 20.295 doações voluntárias de sangue, conforme dados divulgados pela Hemorrede Pública de Alagoas nesta segunda-feira (28), O número representa um crescimento de 25% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram recebidas 16.246 doações sanguíneas nas unidades de Arapiraca e Maceió, bem como nos municípios onde ocorreram coletas externas.

Das 20.295 doações de sangue recebidas pelo Hemoal entre janeiro e junho deste ano, 12.601 ocorreram nas unidades Trapiche, Via Expressa e Farol do Hemoal Maceió, além das coletas externas realizadas na capital alagoana, na Zona da Mata, litorais Norte e Sul e Vale do Paraíba. Já as demais 7.694 bolsas de sangue coletadas ocorreram na Unidade Eldorado do Hemoal Arapiraca e nas coletas itinerantes promovidas no Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.

O crescimento, conforme a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, é fruto da intensificação da divulgação do Hemoal na imprensa, site oficial e redes sociais, bem como na realização das coletas externas de sangue agendadas pelo Núcleo de Captação de Doadores de Sangue. “Para isso, criamos o programa Hemoal no Seu Município, onde intensificamos as ações itinerantes para captar mais doadores de sangue”, frisa a gestora do hemocentro alagoano.

Constatação

Entre os voluntários que contribuíram para que o Hemoal aumentasse em 25% o número de doações de sangue recebidas no primeiro semestre deste ano, está o segurança André Siqueira. Doador fidelizado do hemocentro alagoano, ele não só pratica o gesto voluntário, como incentiva outras pessoas a se candidatar à doação sanguínea de forma lúdica.

“Sou fã do Homem-Aranha e faço parte do Grupo Heróis do Pedal Maceió, onde, com outros amigos, praticamos várias ações sociais fantasiados de super-heróis. Entre estas ações está a doação de sangue, onde comparecemos ao Hemoal, doamos sangue e incentivamos outras pessoas a praticarem este gesto de solidariedade e que salva vidas”, ressalta André Siqueira.

Hematologia

E além de captar doadores de sangue, o Hemoal também assegura assistência hematológica aos alagoanos acometidos pelas doenças do sangue, como hemofilia e doença falciforme. Com isso, no primeiro semestre deste ano, o órgão realizou 25.267 atendimentos a pacientes hematológicos, sendo 23.744 no Núcleo de Hematologia de Maceió e 1.623 em Arapiraca. Neste mesmo período, o Hemoal realizou 219 exames de diagnóstico, sendo 63 biópsias e 156 mielogramas.

Entre os pacientes hematológicos assistidos pelo Hemoal está Guilherme Rodrigues, portador de hemofilia e que descobriu a doença quando ainda tinha meses de vida. Aos 26 anos, ele recebe acompanhamento multidisciplinar no Núcleo de Hematologia. “Eu e os demais alagoanos portadores de Hemofilia recebemos assistência do Hemoal sempre que necessário e, deste modo, conseguimos realizar nosso tratamento e nossa profilaxia, usufruir do tratamento, das medicações e tudo mais”, disse.

A gerente do Hemoal Arapiraca, Amilka Couto, salienta que seja na capital ou no interior, os pacientes hematológicos têm acesso a assistência qualificada, eficiente e humanizada. “Contamos com equipes motivadas, capacitadas e conscientes de seu papel social para prestar atendimento aos nossos pacientes, seja em Arapiraca e Maceió, garantindo atendimento multidisciplinar”, pontua a gestora.