Hemoal alcança crescimento de 25% nas doações de sangue no primeiro semestre de 2025
Entre janeiro a junho de 2025 foram registradas 20.295 doações de sangue, ante 16.246 do mesmo período de 2024

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) registrou, no primeiro semestre deste ano, 20.295 doações voluntárias de sangue, conforme dados divulgados pela Hemorrede Pública de Alagoas nesta segunda-feira (28), O número representa um crescimento de 25% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram recebidas 16.246 doações sanguíneas nas unidades de Arapiraca e Maceió, bem como nos municípios onde ocorreram coletas externas.
Das 20.295 doações de sangue recebidas pelo Hemoal entre janeiro e junho deste ano, 12.601 ocorreram nas unidades Trapiche, Via Expressa e Farol do Hemoal Maceió, além das coletas externas realizadas na capital alagoana, na Zona da Mata, litorais Norte e Sul e Vale do Paraíba. Já as demais 7.694 bolsas de sangue coletadas ocorreram na Unidade Eldorado do Hemoal Arapiraca e nas coletas itinerantes promovidas no Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.
O crescimento, conforme a diretora do Hemoal, Verônica Guedes, é fruto da intensificação da divulgação do Hemoal na imprensa, site oficial e redes sociais, bem como na realização das coletas externas de sangue agendadas pelo Núcleo de Captação de Doadores de Sangue. “Para isso, criamos o programa Hemoal no Seu Município, onde intensificamos as ações itinerantes para captar mais doadores de sangue”, frisa a gestora do hemocentro alagoano.
Constatação
Entre os voluntários que contribuíram para que o Hemoal aumentasse em 25% o número de doações de sangue recebidas no primeiro semestre deste ano, está o segurança André Siqueira. Doador fidelizado do hemocentro alagoano, ele não só pratica o gesto voluntário, como incentiva outras pessoas a se candidatar à doação sanguínea de forma lúdica.
“Sou fã do Homem-Aranha e faço parte do Grupo Heróis do Pedal Maceió, onde, com outros amigos, praticamos várias ações sociais fantasiados de super-heróis. Entre estas ações está a doação de sangue, onde comparecemos ao Hemoal, doamos sangue e incentivamos outras pessoas a praticarem este gesto de solidariedade e que salva vidas”, ressalta André Siqueira.
Hematologia
E além de captar doadores de sangue, o Hemoal também assegura assistência hematológica aos alagoanos acometidos pelas doenças do sangue, como hemofilia e doença falciforme. Com isso, no primeiro semestre deste ano, o órgão realizou 25.267 atendimentos a pacientes hematológicos, sendo 23.744 no Núcleo de Hematologia de Maceió e 1.623 em Arapiraca. Neste mesmo período, o Hemoal realizou 219 exames de diagnóstico, sendo 63 biópsias e 156 mielogramas.
Entre os pacientes hematológicos assistidos pelo Hemoal está Guilherme Rodrigues, portador de hemofilia e que descobriu a doença quando ainda tinha meses de vida. Aos 26 anos, ele recebe acompanhamento multidisciplinar no Núcleo de Hematologia. “Eu e os demais alagoanos portadores de Hemofilia recebemos assistência do Hemoal sempre que necessário e, deste modo, conseguimos realizar nosso tratamento e nossa profilaxia, usufruir do tratamento, das medicações e tudo mais”, disse.
A gerente do Hemoal Arapiraca, Amilka Couto, salienta que seja na capital ou no interior, os pacientes hematológicos têm acesso a assistência qualificada, eficiente e humanizada. “Contamos com equipes motivadas, capacitadas e conscientes de seu papel social para prestar atendimento aos nossos pacientes, seja em Arapiraca e Maceió, garantindo atendimento multidisciplinar”, pontua a gestora.
Últimas notícias

Menina tem reação surpreendente ao ganhar gatinha e vídeo emociona

Lua de mel vira pesadelo após reação chocante a picadas de insetos

Receita paga quinto lote de restituição do Imposto de Renda 2025

Filhote de tartaruga marinha é resgatado com nadadeiras estranguladas no Mirante da Sereia

Homem é preso nos EUA por matar e cozinhar pavões de estimação em vingança contra vizinha

Colisão entre carro e moto deixa homem ferido na AL-101 Norte em São Miguel dos Milagres
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
