Megaoperação cumpre 80 mandados contra suspeitos ligados ao Comando Vermelho em Alagoas
Estão sendo cumpridos 50 mandados de prisão, 34 de busca e apreensão
Uma megaoperação integrada foi deflagrada na manhã desta terça-feira (29) para combater organizações criminosas ligadas ao Comando Vermelho que atuam em Maceió e na Região Metropolitana. Estão sendo cumpridos 50 mandados de prisão, 34 de busca e apreensão e duas decisões judiciais com medidas cautelares diversas da prisão. Até o momento, 20 pessoas foram presas.
Batizada de “Operação Comando Vermelho 2”, a ação é resultado de duas grandes investigações conduzidas pela Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP), em parceria com o Ministério Público Estadual (MPAL).
De acordo com os investigadores, os grupos criminosos vinham travando uma guerra violenta por território, com confrontos armados e execuções. A facção mantinha forte atuação em Rio Largo — nos conjuntos Jarbas Oiticica, Antônio Lins e Mutirão —, além dos bairros Mata do Rolo, Lourenço de Albuquerque, Morro, Alto de São Miguel, Biquinha e Cucaú. Em Santa Luzia do Norte e Satuba também foram identificadas bases de apoio logístico e operacional.
A operação mobilizou um dos maiores efetivos policiais já empregados em ações integradas no estado. Participaram unidades da Polícia Militar, como o BOPE, Choque, ROTAM, RAIO, 4º, 5º, 8º e 12º Batalhões, além do BPA, BPRv, BPTran e RPMon. Pela Polícia Civil, atuaram agentes da DRACCO, CORE, DNARC, Oplit e do Grupo de Operações da Delegacia Geral. O Departamento Estadual de Aviação (DEA) também foi acionado.
Entre as autoridades presentes na operação estavam o secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva; o delegado-geral, Gustavo Xavier; o chefe da Chefia de Inteligência Integrada, delegado Gustavo Henrique; o comandante da Região Metropolitana, tenente-coronel Hiraque; e o delegado da DRACCO, João Marcelo.
As ordens judiciais foram expedidas pela 17ª Vara Criminal da Capital, com base em provas técnicas reunidas ao longo de meses de investigação.
Últimas notícias
Orçamento de 2026 precisa de R$ 20 bi para ser fechado, diz Haddad
Lula: enfrentamento à violência contra mulher é prioridade na agenda
Terras indígenas: STF tem placar de 4 votos a 0 contra marco temporal
Garotinho pede reforço de escolta após dizer que “prendeu todo o CV”
Chefe de gabinete diz que Trump tem “personalidade de alcoólatra”
Deputado Fabio Costa denuncia suspeitas de corrupção na Saúde de Alagoas após operação da PF
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
