Projeto Jovem Torcedor leva alunos da rede pública municipal ao Rei Pelé em dia de vitória do CSA
A ação faz parte do Projeto Jovem Torcedor, uma iniciativa da Federação Alagoana de Futebol (FAF), em parceria com a Prefeitura de Maceió

O estádio Rei Pelé foi mais do que palco de uma vitória emocionante do CSA sobre o Botafogo da Paraíba por 2 a 1, pela Série C do Campeonato Brasileiro, no último sábado (2). Foi, também, o cenário de uma experiência marcante para 40 alunos da Escola Municipal Santo Antônio, localizada na Cachoeira do Meirim, no bairro Benedito Bentes.
A ação faz parte do Projeto Jovem Torcedor, uma iniciativa da Federação Alagoana de Futebol (FAF), em parceria com a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O projeto visa aproximar crianças e adolescentes da rede pública do universo do futebol profissional, proporcionando o acesso ao estádio e promovendo valores como cidadania, pertencimento e inclusão social.
Emoção na primeira vez
Para a maioria dos alunos, foi a primeira vez dentro de um estádio. Eronildo Norato dos Santos, estudante da Escola Santo Antônio, revelou nervosismo e empolgação ao entrar no Rei Pelé. “Eu fiquei feliz, mas também muito nervoso. O estádio é enorme, dá até medo. Mas é um medo bom!”, contou.
A estudante Bárbara Cássio Pereira de Andrade demonstrava muita alegria. “Nunca vim num estádio antes. Eu amo o CSA e também gosto do Flamengo, mas hoje o dia é do Azulão. Quero tirar foto com os jogadores e contar tudo para meus amigos e meu irmão, que também nunca veio aqui", disse.
Envolvimento que começa na sala de aula
A participação dos estudantes foi cuidadosamente organizada. Segundo a vice-diretora da Escola Municipal Santo Antônio, Ana Cláudia, os alunos foram escolhidos com base em desempenho e comportamento.
“Fomos buscar cada um em casa. As mães autorizaram, organizamos tudo com carinho. Para muitos, foi a primeira vez saindo da comunidade para uma atividade assim”, ressaltou.
Ana Cláudia ainda destacou o impacto do projeto no ambiente escolar. “Desde que souberam da visita, os alunos se empenharam mais. Entenderam que era preciso estar com as tarefas em dia e se comportar bem, Isso trouxe motivação e compromisso”, revelou.
Esporte como ferramenta de transformação
O coordenador-técnico de Esportes da Semed, Madson Miguel, celebrou a continuidade da parceria com a FAF no segundo ano da iniciativa. “No ano passado, levamos 20 alunos por jogo. Hoje, já conseguimos levar 40. Nosso objetivo é ampliar ainda mais e envolver mais escolas. Eles voltam motivados, muitos dizem que foi o melhor dia da vida deles", informou.
Madison explicou que os alunos participam de partidas do CSA, do CRB e também da equipe feminina da UDA, reforçando a pluralidade do projeto. “É uma chance de conhecer o Trapichão, de vivenciar o futebol de perto. E mais que isso: é uma experiência que abre horizontes”, enfatizou.
Cidadania e pertencimento
Para o secretário-geral da FAF, Luciano Sampaio, o Jovem Torcedor é um projeto que vai além do esporte. “Não se trata apenas de assistir a um jogo. É uma vivência que contribui para a formação social desses jovens. Muitos nunca tiveram essa oportunidade. Nosso compromisso é continuar oferecendo esse tipo de experiência transformadora", pontuou.
Entre gritos de torcida e olhos brilhando ao ver os ídolos de perto, o maior gol da tarde foi o sorriso das crianças que, talvez pela primeira vez, se sentiram parte de algo maior.
Últimas notícias

Cabo Bebeto critica decisão que autoriza criação de turma de Medicina para integrantes do MST

Homem é preso por ameaçar e perseguir ex-namorada em União dos Palmares

Americana se assusta após 'lixo espacial' cair na sua propriedade, no Texas

Homem flagrado agredindo companheira na rua no município de Carneiros é preso

Bilionário que gasta US$ 2 milhões por ano 'para voltar aos 18 anos' surpreende ao mostrar como era aos 20

Novo programa dará até R$ 30 mil em crédito para reforma de casas
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
