Teca Nelma acompanha Janja e Anielle Franco durante encontro para discutir políticas públicas para marisqueiras em Maceió
Para a vereadora, a presença de Janja e da ministra Anielle representa um marco importante para dar mais visibilidade à luta das marisqueiras
Na manhã desta quarta-feira (13), a vereadora Teca Nelma (PT) acompanhou a primeira-dama Janja Lula, a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, em uma visita ao bairro do Vergel do Lago, em Maceió, para conhecer de perto o trabalho das marisqueiras que atuam no beneficiamento do sururu. A vinda foi articulada com apoio da vereadora, que acompanha de forma contínua as demandas da categoria.
O primeiro encontro ocorreu na Cooperativa de Marisqueiras Mulheres Guerreiras (Coopmaris), onde foi realizada uma roda de conversa com as trabalhadoras. Elas relataram dificuldades como a precarização das condições de trabalho, a falta de reconhecimento profissional e a ausência de políticas públicas permanentes.
Para a vereadora, a presença de Janja e da ministra Anielle representa um marco importante para dar mais visibilidade à luta das marisqueiras. “Essa é uma pauta que acompanha a história e a identidade de Maceió, e é fundamental que as políticas públicas reconheçam e valorizem essas mulheres que movem a economia e preservam nosso meio ambiente”, destacou.
Após diálogo com as marisqueiras, Janja ressaltou que a Coopmaris é um exemplo a ser levado para outros locais. “Essa visita que estou realizando faz parte de um trabalho de escuta de demandas das mulheres do nosso país. Levarei todas as reivindicações daqui diretamente ao presidente Lula”, explicou a primeira-dama.
O segundo momento da visita ocorreu no entreposto do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), responsável por projetos inovadores que reaproveitam a casca do molusco para a produção de cobogós e texturas para tinta, gerando renda e reduzindo impactos ambientais.
Ainda durante o encontro, Anielle falou diretamente com as trabalhadoras e o público presente sobre a importância de dar voz e visibilidade às mulheres que sustentam suas famílias e comunidades. “É uma honra estar aqui ouvindo cada uma dessas mulheres. Elas precisam ser valorizadas e reconhecidas pelo trabalho fundamental que realizam”, afirmou a ministra.
Últimas notícias
Jovem é ameaçada de sofrer agressão no município de Japaratinga
Hoje é Dia: Confira datas, fatos e feriados de dezembro de 2025
CNU 2025: governo divulga nesta segunda os locais das provas discursivas; veja como acessar
Festa de Arapiraca reúne amigos e movimenta comércio local e cenário musical
Jovem de 21 anos é autuado por lesão corporal no município de Porto Calvo
O que se sabe e o que falta saber sobre o caso da mulher atropelada e arrastada
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
