Polícia

[Vídeo] Operação Caverna desarticula organização criminosa ‘Tropa do Urso’ no Vergel do Lago

Ação foi deflagrada nesta quarta-feira (20)

Por 7Segundos, com Assessoria 20/08/2025 09h09 - Atualizado em 20/08/2025 09h09
[Vídeo] Operação Caverna desarticula organização criminosa ‘Tropa do Urso’ no Vergel do Lago
Polícia Civil fez a ação nesta quarta-feira (20) - Foto: Reprodução

A Polícia Civil de Alagoas (PCAL) deflagrou na manhã desta quarta-feira (20), a Operação “Caverna”, com o objetivo de cumprir sete mandados de busca e apreensão contra integrantes de uma organização criminosa atuante no bairro Vergel do Lago, em Maceió. O grupo criminoso é conhecido como ‘Tropa do Urso’ ou ‘Equipe Colômbia’. Um membro do bando foi preso.

De acordo com a PCAL, por meio da Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), as investigações foram iniciadas a partir de denúncias anônimas, revelaram a existência de uma organização criminosa denominada “Tropa do Urso” ou “Equipe Colômbia”, com atuação estruturada e permanente no tráfico de drogas, com possível vínculo com a facção nacional Comando Vermelho (CV).

Ainda segundo a Polícia Civil, os membros da organização criminosa exerciam diferentes funções dentro da hierarquia criminosa, incluindo liderança, gerência logística, distribuição de entorpecentes e recolhimento de valores oriundos da atividade ilícita. Também há indícios de envolvimento em porte ilegal de armas e homicídios.

Durante as diligências nesta quarta no Vergel do Lago, os policiais civis cumpriram mandados de busca e apreensão em endereços estratégicos utilizados pelos investigados, culminando na apreensão de munições de arma de fogo, celulares, documentos, dinheiro em espécie e outros materiais relacionados ao tráfico de drogas. Houve ainda prisão em flagrante pelo crime de posse ilegal de arma de fogo.

O detido - que não teve o nome divulgado -  foi encaminhado à DRACCO para lavratura dos procedimentos legais, e os materiais apreendidos serão analisados, com autorização judicial, para extração de dados telemáticos que possam aprofundar as investigações e identificar outros possíveis envolvidos.

Confira aqui o vídeo da operação: