Política

Lula chama Eduardo de "traidor da pátria" e cobra cassação na câmara

Segundo Lula, Eduardo é “traidor da pátria” e Brasil não vai aceitar “ofensas” e “petulância” de ningúem

Por Metropóles 26/08/2025 11h11
Lula chama Eduardo de 'traidor da pátria' e cobra cassação na câmara
Lula, Presidente do Brasil - Foto: Reprodução/AgênciaBrasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou, nesta terça-feira (26/8), a atuação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos. O parlamentar é apontado como responsável pela sanções do governo de Donald Trump às autoridades brasileiras, como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Segundo Lula, Eduardo é “traidor da pátria” e Brasil não vai aceitar “ofensas” e “petulância” de ningúem.

“Não conheço na história desse país algum momento em que um traidor da pátria mudar de país, adotando os EUA como pátria e tentando insuflar o ódio de alguns governantes americanos contra o povo brasileiro. Isso não é aceitável e é importante cada ministro faça questão de retratar a soberania desse país. Não aceitamos ofensas e petulância de ninguém”, declarou o presidente Lula.

A declaração foi dada na abertura da reunião ministerial do governo. Lula se reúne com a equipe de ministros para fazer um balanço da gestão e projetar ações para 2026, ano eleitoral. A maioria dos presente usa um boné azul, com os dizeres “O Brasil é dos brasileiros”.

“Eu fiz uma relação dos maiores traidores da humanidade. O que está acontecendo hoje no Brasil com a família dos ex-presidente [Jair Bolsonaro] e do filho dele [Eduardo Bolsonaro] nos EUA é uma das maiores traições que uma pátria sofre de filhos seus. Não existe nada que pode ser mais grave do que uma família inteira, com um filho que já deveria ter sido expulso da Câmara, insuflando um outro Estado contra o Estado do Brasil”, completou o presidente.