Hospital e funerária são condenados pela justiça a indenizar família por troca de corpos durante a pandemia
Objetivo do valor da indenização é compensar o sofrimento da família e prevenir novas falhas
O Hospital Sanatório (Liga Alagoana Contra a Tuberculose) e o Centro Ambulatorial Planvida Ltda. foram condenados pela Justiça de Alagoas a indenizar a família de um homem, identificado como Juarez Queiroz de Lima, em R$ 80 mil.
O corpo de Juares Queiroz foi trocado com o de outra pessoa no necrotério durante a pandemia de Covid-19. Devido ao erro, os familiares não puderam realizar o sepultamento digno do ente querido e Juarez acabou sendo enterrado no lugar de uma mulher, em maio de 2020.
A decisão da justiça ressalta os danos morais reflexos, conhecidos como "ricochete" (prejuízo original e independente que atinge um terceiro) sofridos pelos familiares, já que, foram privados de realizar uma despedida de acordo com os ritos fúnebres escolhidos pelos parentes, e ainda, em meio a uma grave crise sanitária.
O objetivo do valor determinado da indenização, fixado no limite do que foi pedido, é compensar o sofrimento da família e prevenir novas falhas dessa natureza.
Alegações
No decorrer do processo, o Hospital Sanatório alegou que o corpo estava devidamente identificado e que a responsabilidade era da funerária, por não ter conferido corretamente e nem percebido a diferença anatômica entre um homem e uma mulher.
Já a funerária, afirmou que seguiu a orientação de uma funcionária do hospital, que indicou o corpo errado e informou que o reconhecimento já havia sido feito, motivo pelo qual o traslado foi realizado apenas com base em uma etiqueta de “COVID-19” no saco funerário.
O espaço está aberto para eventuais manifestações sobre o caso por parte do Hospital Sanatório e Centro Ambulatorial Planvida Ltda.
Últimas notícias
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Motorista de ônibus que saiu de Arapiraca foge após acidente com mortos em MG
Polícia apreende arma de fogo em Messias e recupera veículos roubados
Militares são convocados para evento com presença do presidente Lula em Maceió
Congresso dos Municípios Alagoanos começa com mais de 5 mil inscritos de 18 estados
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
