Senado instala Subcomissão de Prevenção e Tratamento do Câncer sob presidência da senadora Dra. Eudócia
A reunião de instalação foi marcada por um relato pessoal da senadora Damares Alves (Republicanos-DF)
Foi instalada nessa quarta-feira (27) a Subcomissão Temporária de Prevenção e Tratamento do Câncer, vinculada à Comissão de Assuntos Sociais (CAS). O colegiado será presidido pela senadora Dra. Eudócia (PL-AL) e terá como vice-presidente o senador Dr. Hiran (PP-RR). O grupo funcionará por 180 dias, com a missão de analisar e formular propostas legislativas, além de promover audiências públicas sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer.
A criação da subcomissão foi uma iniciativa da própria senadora Dra. Eudócia, que destacou o aumento dos diagnósticos da doença e a necessidade de políticas públicas voltadas à prevenção e ao acesso da população a terapias inovadoras. Ela lembrou ainda que é autora do PL 126/2025, projeto que institui um marco regulatório para vacinas e medicamentos de alto custo contra o câncer.
“Os casos de câncer estão aumentando substancialmente no nosso país e em todo o mundo. Precisamos olhar com atenção para esse tema, investir em prevenção, diagnóstico precoce e tratamentos de ponta, capazes de reduzir a mortalidade e melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, afirmou a senadora.
A reunião de instalação foi marcada por um relato pessoal da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que revelou ter sido diagnosticada com câncer em julho.
“Em 18 dias consegui fazer todos os exames e a cirurgia, e em cinco dias já estava trabalhando novamente. Na próxima semana começo a radioterapia, mas já estou declarando vitória. O diagnóstico precoce foi fundamental para eu estar como estou hoje. Quero que todas as mulheres no Brasil tenham acesso à saúde como eu tive”, disse Damares.
Dra. Eudócia reforçou que o depoimento da colega mostra a urgência do tema e o quanto a luta contra o câncer deve ser encarada como prioridade.
“O diagnóstico precoce pode curar até 90% dos casos de câncer de mama quando feito no início. Mas infelizmente, em muitos lugares do país, a maioria das mulheres só descobre a doença em estágio avançado. Nosso desafio é garantir que a lei seja cumprida, levando acesso e tratamento de qualidade a todos pelo SUS”, concluiu a presidente da subcomissão.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
