Senado instala Subcomissão de Prevenção e Tratamento do Câncer sob presidência da senadora Dra. Eudócia
A reunião de instalação foi marcada por um relato pessoal da senadora Damares Alves (Republicanos-DF)

Foi instalada nessa quarta-feira (27) a Subcomissão Temporária de Prevenção e Tratamento do Câncer, vinculada à Comissão de Assuntos Sociais (CAS). O colegiado será presidido pela senadora Dra. Eudócia (PL-AL) e terá como vice-presidente o senador Dr. Hiran (PP-RR). O grupo funcionará por 180 dias, com a missão de analisar e formular propostas legislativas, além de promover audiências públicas sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer.
A criação da subcomissão foi uma iniciativa da própria senadora Dra. Eudócia, que destacou o aumento dos diagnósticos da doença e a necessidade de políticas públicas voltadas à prevenção e ao acesso da população a terapias inovadoras. Ela lembrou ainda que é autora do PL 126/2025, projeto que institui um marco regulatório para vacinas e medicamentos de alto custo contra o câncer.
“Os casos de câncer estão aumentando substancialmente no nosso país e em todo o mundo. Precisamos olhar com atenção para esse tema, investir em prevenção, diagnóstico precoce e tratamentos de ponta, capazes de reduzir a mortalidade e melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, afirmou a senadora.
A reunião de instalação foi marcada por um relato pessoal da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que revelou ter sido diagnosticada com câncer em julho.
“Em 18 dias consegui fazer todos os exames e a cirurgia, e em cinco dias já estava trabalhando novamente. Na próxima semana começo a radioterapia, mas já estou declarando vitória. O diagnóstico precoce foi fundamental para eu estar como estou hoje. Quero que todas as mulheres no Brasil tenham acesso à saúde como eu tive”, disse Damares.
Dra. Eudócia reforçou que o depoimento da colega mostra a urgência do tema e o quanto a luta contra o câncer deve ser encarada como prioridade.
“O diagnóstico precoce pode curar até 90% dos casos de câncer de mama quando feito no início. Mas infelizmente, em muitos lugares do país, a maioria das mulheres só descobre a doença em estágio avançado. Nosso desafio é garantir que a lei seja cumprida, levando acesso e tratamento de qualidade a todos pelo SUS”, concluiu a presidente da subcomissão.
Últimas notícias

São Sebastião recebe nova ambulância para reforçar o atendimento do SAMU

Deputado Delegado Leonam cobra apuração sobre fuga de detentos em presídio de Maceió

Prefeita Ceci celebra: Atalaia recebe nova ambulância do SAMU e garante construção de escola moderna

Deputado Alexandre Ayres cobra aplicação do Cadastro Estadual de Pedófilos após prisão de professor acusado de estuprar adolescente autista em Maceió

Copom mantém taxa básica de juros em 15% ao ano

Junqueiro continua investindo em preparação para o SAEB
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
