Deputado Fabio Costa diz que governo ignorou alertas sobre fraude no INSS desde 2023
Defensoria confirmou que autoridades foram avisadas e demoraram quase um ano para agir, afirma deputado

O Deputado Federal Delegado Fabio Costa destacou, na CPMI do INSS, o depoimento de Patrícia Bettin Chaves, defensora pública da União. Ela confirmou que os alertas sobre descontos irregulares em benefícios foram enviados ao governo desde 2023, mas ignorados. Para o parlamentar, a revelação comprova a omissão das autoridades diante de uma fraude bilionária que atingiu aposentados e pessoas com deficiência.
Fabio Costa afirmou que não há mais espaço para desculpas. “A própria Defensoria confirmou que os alertas sobre os descontos suspeitos no INSS foram feitos desde 2023, documentados e encaminhados ao governo. Ou seja: as autoridades estavam cientes há mais de dois anos da fraude massiva que assaltava aposentados e pessoas com deficiência. Mesmo assim, o governo demorou mais de um ano para agir”, disse.
No depoimento, a defensora também expôs que o INSS sofreu um vazamento de dados em larga escala, resultado de falhas graves de segurança e governança. O episódio deixou milhões de beneficiários vulneráveis a golpes e descontos não autorizados, transformando a Previdência em alvo fácil para organizações criminosas.
Para Fabio Costa, a constatação é grave: em vez de garantir proteção a quem depende do benefício para sobreviver, o governo deixou a população à mercê do crime. O deputado disse que a situação expõe não apenas desorganização administrativa, mas o desprezo com a vida de milhões de brasileiros.
“Defensoria Pública não deixou dúvidas: sim, o vazamento massivo de dados do INSS é uma falha grave de segurança e governança, que deixa aposentados e pessoas com deficiência expostos. O governo demorou a tomar ações e essas foram ineficazes. Na CPMI, vamos cobrar cada responsável”, concluiu o parlamentar.
Últimas notícias

Receita paga nesta sexta-feira quarto lote de restituição do IR

Moradores bloqueiam Av. Josefa de Melo contra mudanças nas linhas de ônibus e deixam trânsito parado

Adolescente suspeito de participação em homicídio é apreendido com drogas em Arapiraca

Motorista perde controle do carro, bate em poste e fica ferido em Santana do Ipanema

Capotamento deixa adolescente morto e pai e irmão feridos na estrada do Feijão em Piranhas

Cinco suspeitos fogem ao avistar viatura e arma de fogo é apreendida em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
