Central de Transplantes de Alagoas promove vasta programação durante o Setembro Verde
Ações buscam aumentar a conscientização sobre a doação de órgãos em Alagoas

A Central de Transplantes de Alagoas promove, em alusão ao Setembro Verde, uma série de ações educativas e de conscientização até o fim deste mês. A iniciativa visa alertar a população sobre a importância de ser um doador de órgãos e, deste modo, aumentar o número de transplantes no Estado.
As ações serão iniciadas nesta terça (2) e quarta-feira (3), com o Encontro das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes dos Hospitais Regional do Norte (HRN), em Porto Calvo, e da Mulher, em Maceió.
O evento ocorrerá na Escola de Governo de Alagoas, no Centro de Maceió. Já no dia 9, acontece o II Simpósio sobre a Importância da Doação de Órgãos e Tecidos, que será realizado no Hospital Universitário (HU), em Maceió, das 8h às 14h.
Também no dia 9, das 8h às 14h, no HRN, será realizada palestra com o tema "A Importância da Doação de Órgãos". No dia 11, das 8h às 12h, no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), em Maceió, acontece o Encontro de Líderes Religiosos.
Já no dia 17, acontece o Curso Teórico Prático: Comunicação em Situações de Crise - Metodologia de Entrevista Familiar, que será realizado na sala invertida do Centro Universitário Cesmac, em Maceió, no horário de 8h às 17h.
No dia 18, de 8h às 12h, a programação alusiva ao Setembro Verde prossegue com a continuação do II Simpósio sobre a Importância da Doação de Órgãos e Tecidos, no auditório do Campus III do Centro Universitário Cesmac, em Maceió.
No dia 19 acontece a Palestra "A Importância da Doação de Órgãos", na Santa Casa de São Miguel dos Campos, no horário das 8h às 12h.
No dia 20, das 8h às 20h, ocorre o Campeonato de Beach Tênis, na Top Academy, no bairro Poço, em Maceió. No dia 24, de 8h às 12h, ocorre a palestra "A importância da Doação de Órgãos", no Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares.
No dia 25 acontece o Curso sobre o Diagnóstico de Morte Encefálica, no Hospital Universitário, no horário de 8h às 17h. O Setembro Verde continua no dia 28, no horário de 8h às 12h, com uma ação educativa na rua aberta da Orla de Maceió, no bairro Ponta Verde.
Na oportunidade serão disponibilizados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, além de distribuição de material informativo. As ações do Setembro Verde serão concluídas no dia 30, com um evento de sensibilização voltado aos profissionais do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, no horário de 8h às 12h.
Para a coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, as ações são importantes para desmitificar a doação de órgãos para a população.
“A doação de órgãos permite que pacientes em estado grave tenham uma nova chance de viver, sendo um ato de grande nobreza e solidariedade”, destaca.
Daniela Ramos, explica que, no Brasil, a doação de órgãos só é efetuada mediante autorização familiar. Portanto, mesmo que alguém tenha expressado o desejo de ser doador em vida, a doação só ocorre se a família concordar.
“O aumento na conscientização e na autorização familiar contribui diretamente para que mais órgãos sejam captados, beneficiando as pessoas que aguardam um transplante em Alagoas”, reforça.
Dados de Alagoas
Segundo informações da Central de Transplantes em Alagoas, até o mês de julho de 2025 já foram realizados em Alagoas 16 transplantes de rim; 50 transplantes de córnea; sete transplantes de fígado e três transplantes de coração.
Atualmente cinco pessoas estão à espera de um transplante de coração, 25 pessoas aguardam por um transplante de rim; quatro pessoas estão na lista de espera por um transplante de fígado e 563 pessoas aguardam por um transplante de córnea.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, salienta que Alagoas tem se empenhado em levar informação para a população.
“Esse esforço da gestão estadual tem se refletido nos números crescentes de famílias que autorizam a doação. Contamos com uma equipe altamente qualificada e comprometida, que não mede esforços para conscientizar e realizar a captação de órgãos”, enfatiza o gestor da Secretaria de Estado da Saúde.
Últimas notícias

Rafael Brito propõe Pé-de-Meia para todos os alunos do ensino médio público

MPF, MP e DPU pedem decisão urgente sobre o Bom Parto antes de ação contra Braskem

Deputado Fabio Costa pressiona por convocação de irmão de Lula na CPMI do INSS

Bonner se despede do 'Jornal Nacional'; Renata Vasconcellos e César Tralli formarão nova dupla

MP cobra transparência e realização de concursos públicos na Barra de Santo Antônio e Paripueira

Filho de Lewandowski advoga para empresa ligada ao PCC, alvo da PF, MPSP e Receita
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
