Vereadora destaca gravidade de ameaças contra Mãe Mirian e cobra ações contra o racismo religioso
A sacerdotisa de 91 anos, referência religiosa de matriz africana, sofreu ameaças de morte

A vereadora Teca Nelma (PT) se pronunciou, nesta quarta-feira (3), sobre as ameaças de morte recebidas pela sacerdotisa Mãe Mirian, de 91 anos, uma das mais antigas líderes religiosas de matriz africana em Alagoas e recentemente agraciada com o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Em suas redes sociais, a parlamentar destacou a gravidade do caso, classificado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) como provável crime de ódio, intolerância religiosa e ameaça, que já está sob investigação. “Recebi com indignação a notícia de que a Mãe Mirian tem sofrido ameaças de morte. Racismo religioso não pode ser tolerado”, declarou Teca.
Para a vereadora, Mãe Mirian é um símbolo de resistência, com uma trajetória marcada pela defesa do povo negro, dos movimentos sociais e da valorização das religiões de matriz africana. Em reconhecimento a essa história, a Câmara Municipal aprovou projeto de autoria de Teca Nelma que concedeu à ialorixá o título de Cidadã Honorária de Maceió.
Durante a sessão de hoje da Câmara Municipal, a parlamentar reforçou que a violência sofrida por Mãe Mirian representa uma afronta não apenas a uma liderança religiosa, mas a toda a comunidade de matriz africana em Alagoas. “É preciso garantir respeito e segurança às lideranças que dedicam suas vidas à luta por uma sociedade mais justa e plural”, afirmou.
Teca concluiu reiterando sua solidariedade à sacerdotisa e defendendo medidas firmes de combate ao racismo religioso. “Mãe Mirian merece toda a nossa reverência e proteção. Seguiremos denunciando e cobrando para que crimes como esse não fiquem impunes", disse.
Últimas notícias

Livro infantil “O Sítio das Árvores Mágicas” será lançado na Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Durante fuga suspeitos roubam carro da Equatorial, em Maceió

Líder de facção conhecido como 'Papudo' morre em confronto com a polícia em Arapiraca

Jean Albuquerque lança audiolivro de 'A ressaca do mar trincou meus ossos' e dá voz aos próprios versos

Ex-ator da Nickelodeon Tylor Chase é visto vivendo como sem-teto nos EUA

Presa na Itália, Zambelli diz que ‘está muito tempo sem falar português’: ‘Tem termos que não lembro’
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
