Vereadora destaca gravidade de ameaças contra Mãe Mirian e cobra ações contra o racismo religioso
A sacerdotisa de 91 anos, referência religiosa de matriz africana, sofreu ameaças de morte
A vereadora Teca Nelma (PT) se pronunciou, nesta quarta-feira (3), sobre as ameaças de morte recebidas pela sacerdotisa Mãe Mirian, de 91 anos, uma das mais antigas líderes religiosas de matriz africana em Alagoas e recentemente agraciada com o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Em suas redes sociais, a parlamentar destacou a gravidade do caso, classificado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) como provável crime de ódio, intolerância religiosa e ameaça, que já está sob investigação. “Recebi com indignação a notícia de que a Mãe Mirian tem sofrido ameaças de morte. Racismo religioso não pode ser tolerado”, declarou Teca.
Para a vereadora, Mãe Mirian é um símbolo de resistência, com uma trajetória marcada pela defesa do povo negro, dos movimentos sociais e da valorização das religiões de matriz africana. Em reconhecimento a essa história, a Câmara Municipal aprovou projeto de autoria de Teca Nelma que concedeu à ialorixá o título de Cidadã Honorária de Maceió.
Durante a sessão de hoje da Câmara Municipal, a parlamentar reforçou que a violência sofrida por Mãe Mirian representa uma afronta não apenas a uma liderança religiosa, mas a toda a comunidade de matriz africana em Alagoas. “É preciso garantir respeito e segurança às lideranças que dedicam suas vidas à luta por uma sociedade mais justa e plural”, afirmou.
Teca concluiu reiterando sua solidariedade à sacerdotisa e defendendo medidas firmes de combate ao racismo religioso. “Mãe Mirian merece toda a nossa reverência e proteção. Seguiremos denunciando e cobrando para que crimes como esse não fiquem impunes", disse.
Últimas notícias
Julgamento sobre bônus regional da Uncisal é adiado novamente pelo TJAL
FDA aprova primeiro comprimido que reduz colesterol 'ruim' em até 60%
EUA vão reduzir prazos de estadia para estudantes e jornalistas
Empresário Thiago Brennand é condenado a 31 anos de prisão por estupro
Maragogi fortalece parceria com Bombeiros e apoia Projeto Golfinho
Defensoria vai à Justiça para garantir coleta de lixo regular em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
