Vereadora destaca gravidade de ameaças contra Mãe Mirian e cobra ações contra o racismo religioso
A sacerdotisa de 91 anos, referência religiosa de matriz africana, sofreu ameaças de morte
A vereadora Teca Nelma (PT) se pronunciou, nesta quarta-feira (3), sobre as ameaças de morte recebidas pela sacerdotisa Mãe Mirian, de 91 anos, uma das mais antigas líderes religiosas de matriz africana em Alagoas e recentemente agraciada com o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Em suas redes sociais, a parlamentar destacou a gravidade do caso, classificado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) como provável crime de ódio, intolerância religiosa e ameaça, que já está sob investigação. “Recebi com indignação a notícia de que a Mãe Mirian tem sofrido ameaças de morte. Racismo religioso não pode ser tolerado”, declarou Teca.
Para a vereadora, Mãe Mirian é um símbolo de resistência, com uma trajetória marcada pela defesa do povo negro, dos movimentos sociais e da valorização das religiões de matriz africana. Em reconhecimento a essa história, a Câmara Municipal aprovou projeto de autoria de Teca Nelma que concedeu à ialorixá o título de Cidadã Honorária de Maceió.
Durante a sessão de hoje da Câmara Municipal, a parlamentar reforçou que a violência sofrida por Mãe Mirian representa uma afronta não apenas a uma liderança religiosa, mas a toda a comunidade de matriz africana em Alagoas. “É preciso garantir respeito e segurança às lideranças que dedicam suas vidas à luta por uma sociedade mais justa e plural”, afirmou.
Teca concluiu reiterando sua solidariedade à sacerdotisa e defendendo medidas firmes de combate ao racismo religioso. “Mãe Mirian merece toda a nossa reverência e proteção. Seguiremos denunciando e cobrando para que crimes como esse não fiquem impunes", disse.
Últimas notícias
Prefeitura de Girau do Ponciano lança o programa “Girau Premiado 2025” para fortalecer o comércio local
Entre provocações e bom humor, Ronaldo Lessa e JHC trocam farpas sobre roda-gigante de Maceió nas redes sociais
Homem que matou mulher com 15 facadas após suspeitar furto de carteira é condenado a 16 anos em Arapiraca
STF nega por unanimidade recurso de Bolsonaro em condenação
Vereador César Felizardo assegura R$ 500 mil em emenda da senadora Dra. Eudócia para Jequiá da Praia
Relatório do IMA aponta 13 trechos do litoral de Alagoas impróprios para banho
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
