Saúde

Família denuncia descaso e negligência médica em clínica de nutrologia em Maceió

Médico é acusado de negligenciar os cuidados e de ter minimizado a gravidade dos sintomas

Por 7segundos com assessoria 06/09/2025 13h01 - Atualizado em 06/09/2025 16h04
Família denuncia descaso e negligência médica em clínica de nutrologia em Maceió
A família acusa o médico de negligenciar os cuidados e de ter minimizado a gravidade dos sintomas - Foto: Reprodução

Uma denúncia de possível negligência médica será formalizada ao Conselho Regional de Medicina de Alagoas (CRM/AL), envolvendo um procedimento realizado na Eleeva Clinic, em Maceió. A vítima é a estudante Ingrid Gerbase, que passou por procedimento de nutrologia conduzido pelo médico Antônio Santiago, que atua na área de nutrologia e emagrecimento.

Segundo relato da esposa da paciente, logo após a aplicação, Ingrid apresentou um inchaço incomum no local. Ao ser informando sobre o quadro, o médico teria afirmado, textualmente, que parecia ser “uma reação inflamatória local, possivelmente pelo pós-cirúrgico” e recomendou o uso de antialérgico e anti-inflamatório.

No entanto, a reação evoluiu para um quadro mais grave. Somente uma semana depois, no dia 4, o médico receitou Prednisona e Cefalexina. No mesmo dia, como não houve melhora, Ingrid precisou ser internada de emergência e, na noite do dia 5, passou por um procedimento de drenagem para evitar o risco de infecção generalizada.

De acordo com a esposa, durante os dias anteriores a paciente apresentou febre diária e piora do quadro, mas não houve solicitação de exames específicos nem encaminhamento adequado para avaliação hospitalar.

“Mandamos foto para o Dr Antônio Santiago, e ele simplesmente disse que era reação alérgica. A situação foi se agravando, até que precisei insistir para irmos ao seu consultório. Lá ele prescreveu um medicamento que não tinha relação com o problema. Foram dias de febre alta até que fomos ao hospital descobrimos uma infecção bacteriana grave”, relatou.

A família acusa o médico de negligenciar os cuidados e de ter minimizado a gravidade dos sintomas. Segundo a denúncia, a prescrição de um antialérgico diante de uma infecção bacteriana configuraria conduta imprópria e perigosa. Em aplicativos de mensagens eletrônicas, a família fez um alerta a outros pacientes: “Toda cautela é pouca porque falta conhecimento técnico. Aconteceu com minha esposa, mas pode acontecer com qualquer um.”

Sobre o médico


O Dr. Antônio Santiago se apresenta como médico atuante em nutrologia, com foco em emagrecimento, hipertrofia e implantes hormonais. Em sua divulgação profissional no site da Eleeva Clinic, afirma seguir os princípios da medicina integrativa e desenvolver protocolos de aceleração de resultados para seus pacientes.

De acordo com a família da paciente, o caso será formalmente encaminhado ao CRM/AL, que deve instaurar procedimento para apurar a conduta do médico. A legislação brasileira prevê que médicos podem responder a processos ético-disciplinares em casos de indícios de imprudência, imperícia ou negligência.