Sesau alerta sobre importância da prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis
Serviços disponíveis na capital e interior ampliam o acesso da população ao diagnóstico precoce e ao tratamento

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) faz um alerta à população sobre a importância da prevenção e acesso aos serviços especializados de diagnóstico e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Em Maceió, o atendimento é feito pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE) disponível no Hospital Helvio Auto, no Trapiche; na Clínica da Família Dr. João Fireman, no Jacintinho; no PAM Salgadinho, no Poço; e no Hospital Universitário, no bairro Cidade Universitária.
No interior, o SAE funciona nos municípios de Arapiraca, União dos Palmares e Palmeira dos Índios. Além disso, os Centros de Testagem e Aconselhamento garantem atendimento também em Marechal Deodoro, Maragogi, Delmiro Gouveia, Matriz de Camaragibe, Pilar, Rio Largo e São Luiz do Quitunde, ampliando o acesso da população ao diagnóstico precoce e tratamento.
A coordenadora do Programa Estadual de Controle das IST/Aids e Hepatites Virais da Sesau, enfermeira Hillary Gabrielle, esclarece que pessoas sexualmente ativas devem buscar testagem regular e, em caso de diagnóstico positivo, é fundamental iniciar o tratamento o quanto antes.
“Algumas ISTs podem ser assintomáticas, ou seja, a pessoa não percebe nenhum sinal da doença, o que aumenta o risco de transmissão. Por isso, a testagem regular é essencial, mesmo quando não há sintomas aparentes. Quanto mais cedo é iniciado o cuidado, melhor a resposta ao tratamento e menor a chance de transmissão”, relata a profissional.
Ela salienta que a prevenção continua sendo a principal ferramenta no combate às infecções sexualmente transmissíveis. “Uma das principais medidas para garantir a saúde sexual é manter uma boa higiene da região íntima. E isso vale tanto para a mulher quanto para o homem. Além disso, o uso de preservativos em todas as relações é primordial para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis e outras doenças”.
Hillary Gabrielle explica que é preciso entender como ocorre a transmissão para compreender a importância da prevenção. A maioria das ISTs é transmitida por meio da relação sexual sem o uso de preservativo, mas não é a única forma.
“Doenças como HIV, Sífilis, Hepatite B e C e o HTLV são transmitidas por via sexual, mas também podem ser passadas da mãe para o bebê durante a gestação, parto ou na amamentação, e ainda por contato com sangue contaminado durante o compartilhamento de seringas ou acidentes com objetos perfurocortantes”, diz Hillary Gabrielle.
A coordenadora enfatiza que além do uso de preservativos existem outras ferramentas eficazes na prevenção do HIV. “Contamos com a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP). Em caso de relação sexual desprotegida, violência sexual ou acidente com material perfurocortante, a recomendação é fazer o uso da PEP em até 72 horas. Já a PrEP é um medicamento preventivo, de uso diário ates da relação sexual, que reduz significativamente o risco de adquirir o HIV”.
Segundo ela, o teste rápido deve ser realizado de acordo com a realidade de cada indivíduo, levando em conta os diferentes perfis de exposição. “Na população em geral, que não está em situação de risco, o teste deve ser feito pelo menos uma vez ao ano. Já em alguns grupos populacionais, como pessoas em privação de liberdade ou que já tiveram outras ISTs, é recomendado realizar o teste a cada seis meses. As pessoas que fazem uso da PrEP precisam fazer um teste rápido a cada três meses. Lembrando que é um teste fidedigno e o resultado é divulgado entre 15 e 25 minutos”, pontua.
Últimas notícias
![[Vídeo] Fabio Costa denuncia ações da Funai em propriedades produtivas de Palmeira dos Índios](https://img.7segundos.com.br/57V-31z1vxgAS92LBtN98wIuRoo=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/img-9410.jpg)
[Vídeo] Fabio Costa denuncia ações da Funai em propriedades produtivas de Palmeira dos Índios

Mulher de 43 anos é internada em Maceió com suspeita de intoxicação por metanol

Ação integrada em Maragogi resulta na apreensão de submetralhadora

Novas alterações de sentido entram em vigor no bairro Poço no dia 11 de outubro

Evento em Maceió discute ‘nova era da medicina’ e o futuro econômico da carreira médica

Caminhonete com dois ocupantes capota e congestiona trecho da BR-316, em Satuba
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
