Programa Remédio em Casa beneficia mais de 12 mil alagoanos; saiba como ter acesso
Medicamentos são levados às casas dos assistidos por motoboys uniformizados e autorizados pela Sesau

Lançado em 2019, o programa Remédio em Casa, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), beneficia, mensalmente, 12.131 alagoanos cadastrados no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), antiga Farmex, localizado no bairro Farol, em Maceió.
O serviço garante a entrega dos medicamentos de alto custo diretamente na residência dos pacientes, assegurando a continuidade do tratamento sem a necessidade de deslocamento.
O programa conta com uma estrutura dentro do Ceaf, na qual uma farmacêutica faz a conferência dos medicamentos que são separados para cada um dos usuários cadastrados. As caixas, individualizadas e lacradas, são encaminhadas às casas dos assistidos por motoboys devidamente uniformizados e autorizados pela Sesau, de segunda a sexta feira, em horário comercial e dias pré-estabelecidos.
A coordenadora do ‘Remédio em Casa’, Maria Verleide, ressalta que o programa é fundamental para garantir o acesso contínuo ao tratamento, especialmente para pessoas com doenças crônicas, mobilidade reduzida ou em situação de vulnerabilidade. De acordo com ela, o programa melhora a adesão ao uso dos medicamentos. "Com isso, é evitada a piora do quadro de saúde do paciente, reduzidas as internações e complicações, além de promover mais equidade no acesso à saúde. O Remédio em Casa proporciona mais segurança, autonomia e qualidade de vida aos pacientes, diminuindo o desgaste físico, emocional e financeiro causado pelas dificuldades de deslocamento”, pontua Maria Verleide.
Acesso
Para ter acesso ao programa é necessário que o paciente já tenha cadastro no Ceaf. Quem ainda não for cadastrado, é preciso que o cuidador, familiar ou responsável compareça ao espaço, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h, com o laudo e receita médicas orientados pelo médico que realizou o diagnóstico, assim como CPF, comprovante de residência e Cartão do SUS, para pleitear a inclusão no programa.
O Remédio em Casa atende aos idosos acima de 60 anos e pessoas com artrite reumatoide, DPOC [Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica], doença de Alzheimer, doença de Crohn, Parkinson, falciforme e renal. Ele também é destinado a usuários com dor crônica, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, fibrose cística, lúpus, glaucoma, epilepsia, portadores de necessidades especiais, transtornos mentais, transplantados, acamados e com mobilidade reduzida.
Veja também
Últimas notícias

Teca Nelma afirma que condenação de Bolsonaro fortalece a defesa da democracia e das instituições

‘Querem matar Bolsonaro’, diz Flávio após voto que formou maioria por condenação

Polícia Civil prende dois homens por homicídio qualificado em Joaquim Gomes

Polícia Civil localiza condenado por estuprar criança de seis anos no Benedito Bentes

Alagoas mantém produção agrícola acima de R$ 4 bilhões, mesmo com menor área plantada

Juiz realiza audiência ao ar livre para pessoa em situação de vulnerabilidade em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
