Programa Remédio em Casa beneficia mais de 12 mil alagoanos; saiba como ter acesso
Medicamentos são levados às casas dos assistidos por motoboys uniformizados e autorizados pela Sesau
Lançado em 2019, o programa Remédio em Casa, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), beneficia, mensalmente, 12.131 alagoanos cadastrados no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), antiga Farmex, localizado no bairro Farol, em Maceió.
O serviço garante a entrega dos medicamentos de alto custo diretamente na residência dos pacientes, assegurando a continuidade do tratamento sem a necessidade de deslocamento.
O programa conta com uma estrutura dentro do Ceaf, na qual uma farmacêutica faz a conferência dos medicamentos que são separados para cada um dos usuários cadastrados. As caixas, individualizadas e lacradas, são encaminhadas às casas dos assistidos por motoboys devidamente uniformizados e autorizados pela Sesau, de segunda a sexta feira, em horário comercial e dias pré-estabelecidos.
A coordenadora do ‘Remédio em Casa’, Maria Verleide, ressalta que o programa é fundamental para garantir o acesso contínuo ao tratamento, especialmente para pessoas com doenças crônicas, mobilidade reduzida ou em situação de vulnerabilidade. De acordo com ela, o programa melhora a adesão ao uso dos medicamentos. "Com isso, é evitada a piora do quadro de saúde do paciente, reduzidas as internações e complicações, além de promover mais equidade no acesso à saúde. O Remédio em Casa proporciona mais segurança, autonomia e qualidade de vida aos pacientes, diminuindo o desgaste físico, emocional e financeiro causado pelas dificuldades de deslocamento”, pontua Maria Verleide.
Acesso
Para ter acesso ao programa é necessário que o paciente já tenha cadastro no Ceaf. Quem ainda não for cadastrado, é preciso que o cuidador, familiar ou responsável compareça ao espaço, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h, com o laudo e receita médicas orientados pelo médico que realizou o diagnóstico, assim como CPF, comprovante de residência e Cartão do SUS, para pleitear a inclusão no programa.
O Remédio em Casa atende aos idosos acima de 60 anos e pessoas com artrite reumatoide, DPOC [Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica], doença de Alzheimer, doença de Crohn, Parkinson, falciforme e renal. Ele também é destinado a usuários com dor crônica, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica, fibrose cística, lúpus, glaucoma, epilepsia, portadores de necessidades especiais, transtornos mentais, transplantados, acamados e com mobilidade reduzida.
Veja também
Últimas notícias
Leonardo Dias é homenageado pelo CATO e reafirma parceria para fortalecer o tiro esportivo
Anac aprova venda do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão
Policial Militar suspeito de matar enfermeira se entrega às autoridades em Penedo
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil
PM recupera motos roubadas e apreende arma de fogo em Arapiraca e Piranhas
PM-AL flagra tráfico de drogas e porte ilegal de arma em ações no Sertão e Agreste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
