Justiça

Ministério Público de AL reconhece trajetória da ministra Marluce Caldas

Durante reunião extraordinária, Colégio de Procuradores celebrou quase quatro décadas de dedicação da ex-procuradora de Justiça

Por 7Segundos com Ascom / MPAL 11/09/2025 15h03 - Atualizado em 11/09/2025 15h03
Ministério Público de AL reconhece trajetória da ministra Marluce Caldas
Ministra Marluce Caldas agradece homenagem recebida no MPAL, em Maceió - Foto: Reprodução

A ex-procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) e atual ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Marluce Caldas Bezerra, foi homenageada, nesta quinta-feira (11), durante a 9ª Reunião Extraordinária de 2025 do Colégio de Procuradores de Justiça. Durante a solenidade, ela teve o trabalho reconhecido por membros da instituição, que destacaram a sua trajetória ao longo de quase quatro décadas como membro do órgão ministerial. A cerimônia foi prestigiada por diversas autoridades dos Poderes Executivo e Judiciário, além de membros e servidores do MPAL. Após o evento, aproveitando a presença da ministra, a Praça Recife, localizada ao lado do prédio-sede do Ministério Público, foi reinaugurada, ocasião em que a chefia da instituição assinou o termo de adoção de área pública.

A 9ª Reunião Extraordinária foi presidida pelo procurador-geral de Justiça e presidente daquele colegiado, Lean Araújo. “É uma honra para o Ministério Público de Alagoas prestar esta homenagem à ministra Marluce Caldas, que deixou uma marca importante em nossa instituição enquanto promotora e procuradora de Justiça. Sua trajetória é exemplo de dedicação, ética e compromisso com a defesa da sociedade. Hoje, no Superior Tribunal de Justiça, continuará a engrandecer o sistema de Justiça brasileiro, levando consigo a experiência e os valores que sempre pautaram sua atuação em Alagoas. É motivo de grande orgulho para todos nós reconhecermos a relevância de seu trabalho e sua contribuição para o fortalecimento da Justiça”, disse o chefe do MPAL durante a solenidade.

O reconhecimento à atuação da ministra foi feito por outros integrantes do Colégio de Procuradores de Justiça, que também elogiaram o trabalho de Marluce Caldas enquanto membro do Ministério Público. Ela recebeu elogios das procuradoras de Justiça Kícia Cabral, Denise Guimarães e Silvana Abreu.

Na sequência, a ministra agradeceu a homenagem: “Inicialmente, quero agradecer a minha instituição de origem pela menção honrosa que ora recebo. É uma emoção para mim estar aqui, neste momento, sendo agraciada por tamanho reconhecimento. Foram quase 40 anos trabalhando na promoção de justiça para os alagoanos”, afirmou Marluce Caldas.

Em seguida, Marluce Caldas falou sobre a sua nova missão à frente do STJ: “Eu quero exercer essa função para levar mais cidadania e justiça ao povo brasileiro. Sei que o Superior Tribunal de Justiça desenvolve um trabalho capaz de transformar vidas, transformar destinos, e meu desejo é estar lá para dar essa contribuição. Para além disso, quero ser uma representante do povo nordestino, das mulheres, das crianças e daqueles que vivem na invisibilidade”, declarou.

O evento foi realizado no auditório do prédio-sede do MPAL, no bairro do Poço, em Maceió.

Trajetória


Com quase quatro décadas de atuação no MPAL, Marluce Caldas ingressou na instituição em 1986 e, desde então, passou por diversas promotorias, do sertão ao litoral alagoano, com destaque para sua atuação em áreas sensíveis como Tribunal do Júri, violência contra a mulher, infância e juventude, trânsito e probidade administrativa. Em 2021, foi promovida ao cargo de procuradora de Justiça, tornando-se a primeira mulher a assumir a Procuradoria Criminal em Alagoas.

Em 10 de julho deste ano, Marluce Caldas foi indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ela tomou posse no assento da corte no último dia 4.

Praça Recife


Logo após a cerimônia, as autoridades se dirigiram à Praça Recife, que fica ao lado do prédio-sede do MPAL. Na ocasião de reinauguração, o prefeito JHC e o procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, assinaram o termo de adoção de espaço público. A partir de agora, o equipamento ficará sob a responsabilidade do Ministério Público. A ministra Marluce Caldas também participou da solenidade. Foi dela a ideia da adoção da praça.

A praça Recife ganhou pintura, novos bancos, espaços para jogos e um mural cuja pintura faz alusão ao trabalho desenvolvido pelo MPAL, como proteção à infância, educação e defesa das mulheres.