Justiça determina concurso público para agentes socioeducativos em Alagoas
O Tribunal de Justiça (TJ) já havia determinado o prazo de um ano a partir de dezembro de 2024 para a realização do concurso
A Justiça de Alagoas decretou que o Governo do Estado desenvolva um novo concurso público com a finalidade de corrigir o quadro de funcionários nas unidades socioeducativas.
A determinação foi publicada na última quinta-feira (11) e assinada pelo juiz Sóstenes Alex Costa de Andrade, da 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital, como resposta à Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Estadual (MPE/AL).
De acordo com informações contidas no processo, anteriormente a administração estadual já havia descumprindo determinações judiciais que relatavam a necessidade da contratação legal de servidores da área.
O Tribunal de Justiça (TJ) já havia determinado o prazo de um ano a partir de dezembro de 2024 para a realização do concurso, inclusive, o término do prazo está previsto para 19 de dezembro deste ano. No entanto, até o momento, de acordo com o juiz, o Estado ainda não providenciou as medidas necessárias para o cumprimento da decisão.
Na nova ordem, o magistrado exige que o Estado reavalie o número de vagas disponíveis e crie oficialmente os cargos necessários, principalmente os de agente socioeducativo além de reservar recursos públicos para garantir a contratação dos aprovados.
O juiz afirma ainda que essas etapas são condições obrigatórias para que o certame possa ser realizado e as falhas históricas apontadas pelo MPE/AL, desde 2014, sejam devidamente corrigidas.
Uma multa diária de R$ 1 mil foi estipulada, limitada ao total de R$ 15 mil, afim de assegurar que a medida seja cumprida. Caso a penalidade não seja quitada, a Justiça poderá determinar o bloqueio de valores do Estado via sistema BacenJud.
Estagiária sob a supervisão da redação*
Últimas notícias
Petrolífera dos EUA diz a Trump que investir na Venezuela é “inviável”
Incêndios florestais destroem 5.500 hectares na Patagônia argentina
EUA realiza ataques áereos em “larga escala” na Síria
Da aventura ao desespero: relembre casos de brasileiros em trilhas de alto risco
Secretários de segurança pedem criação do Ministério da Segurança Pública
Criança quase é atingida por moto aquática na Praia Barra Grande, em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
