Justiça determina concurso público para agentes socioeducativos em Alagoas
O Tribunal de Justiça (TJ) já havia determinado o prazo de um ano a partir de dezembro de 2024 para a realização do concurso
A Justiça de Alagoas decretou que o Governo do Estado desenvolva um novo concurso público com a finalidade de corrigir o quadro de funcionários nas unidades socioeducativas.
A determinação foi publicada na última quinta-feira (11) e assinada pelo juiz Sóstenes Alex Costa de Andrade, da 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital, como resposta à Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Estadual (MPE/AL).
De acordo com informações contidas no processo, anteriormente a administração estadual já havia descumprindo determinações judiciais que relatavam a necessidade da contratação legal de servidores da área.
O Tribunal de Justiça (TJ) já havia determinado o prazo de um ano a partir de dezembro de 2024 para a realização do concurso, inclusive, o término do prazo está previsto para 19 de dezembro deste ano. No entanto, até o momento, de acordo com o juiz, o Estado ainda não providenciou as medidas necessárias para o cumprimento da decisão.
Na nova ordem, o magistrado exige que o Estado reavalie o número de vagas disponíveis e crie oficialmente os cargos necessários, principalmente os de agente socioeducativo além de reservar recursos públicos para garantir a contratação dos aprovados.
O juiz afirma ainda que essas etapas são condições obrigatórias para que o certame possa ser realizado e as falhas históricas apontadas pelo MPE/AL, desde 2014, sejam devidamente corrigidas.
Uma multa diária de R$ 1 mil foi estipulada, limitada ao total de R$ 15 mil, afim de assegurar que a medida seja cumprida. Caso a penalidade não seja quitada, a Justiça poderá determinar o bloqueio de valores do Estado via sistema BacenJud.
Estagiária sob a supervisão da redação*
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
