Justiça determina concurso público para agentes socioeducativos em Alagoas
O Tribunal de Justiça (TJ) já havia determinado o prazo de um ano a partir de dezembro de 2024 para a realização do concurso
A Justiça de Alagoas decretou que o Governo do Estado desenvolva um novo concurso público com a finalidade de corrigir o quadro de funcionários nas unidades socioeducativas.
A determinação foi publicada na última quinta-feira (11) e assinada pelo juiz Sóstenes Alex Costa de Andrade, da 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital, como resposta à Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público Estadual (MPE/AL).
De acordo com informações contidas no processo, anteriormente a administração estadual já havia descumprindo determinações judiciais que relatavam a necessidade da contratação legal de servidores da área.
O Tribunal de Justiça (TJ) já havia determinado o prazo de um ano a partir de dezembro de 2024 para a realização do concurso, inclusive, o término do prazo está previsto para 19 de dezembro deste ano. No entanto, até o momento, de acordo com o juiz, o Estado ainda não providenciou as medidas necessárias para o cumprimento da decisão.
Na nova ordem, o magistrado exige que o Estado reavalie o número de vagas disponíveis e crie oficialmente os cargos necessários, principalmente os de agente socioeducativo além de reservar recursos públicos para garantir a contratação dos aprovados.
O juiz afirma ainda que essas etapas são condições obrigatórias para que o certame possa ser realizado e as falhas históricas apontadas pelo MPE/AL, desde 2014, sejam devidamente corrigidas.
Uma multa diária de R$ 1 mil foi estipulada, limitada ao total de R$ 15 mil, afim de assegurar que a medida seja cumprida. Caso a penalidade não seja quitada, a Justiça poderá determinar o bloqueio de valores do Estado via sistema BacenJud.
Estagiária sob a supervisão da redação*
Últimas notícias
Defesa recorre a Collor para que Bolsonaro possa cumprir prisão domiciliar
Corpo carbonizado é encontrado em área pertencente a usina em Rio Largo
Homens brigam em frente ao Cisp de Palmeira dos Índios e são encaminhados para atendimento médico
Homem é preso após agredir namorada colombiana durante reunião familiar em Maceió
Morre o cantor jamaicano Jimmy Cliff aos 81 anos
Dino acompanha Moraes para manter prisão de Bolsonaro; placar é de 2 a 0
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
