Celebridades

Velório de Hermeto Pascoal será aberto ao público nesta segunda-feira (15), no Rio de Janeiro

Lenda da música brasileira, multi-instrumentista alagoano morreu aos 89 anos por complicações de fibrose pulmonar

Por Lane Gois 14/09/2025 12h12 - Atualizado em 14/09/2025 15h03
Velório de Hermeto Pascoal será aberto ao público nesta segunda-feira (15), no Rio de Janeiro
Lenda da música brasileira, multi-instrumentista alagoano morreu aos 89 anos por complicações de fibrose pulmonar - Foto: Reprodução

Os fãs e admiradores do músico Hermeto Pascoal poderão prestar as últimas homenagens ao artista nesta segunda-feira (15), no Rio de Janeiro. O velório será aberto ao público e acontecerá das 14h às 21h, na Areninha Cultural Hermeto Pascoal, localizada no bairro de Bangu, na zona oeste da capital fluminense.

Considerado um dos maiores nomes da música instrumental brasileira, Hermeto Pascoal morreu neste sábado (13), aos 89 anos. Ele estava internado no Hospital Samaritano Barra, também no Rio, onde tratava complicações decorrentes de uma fibrose pulmonar.

Natural de Lagoa da Canoa, no Agreste de Alagoas, Hermeto construiu uma carreira brilhante e singular, marcada pela genialidade, experimentação sonora e talento incomparável como compositor, arranjador e multi-instrumentista. Ao longo das décadas, ganhou reconhecimento internacional e foi premiado com honrarias como o Grammy Latino e o Prêmio da Música Brasileira.

Em nota publicada nas redes sociais, a família e a equipe do músico informaram que Hermeto faleceu com serenidade, cercado pelos entes queridos e colegas de profissão.

“Com serenidade e amor, comunicamos que Hermeto Pascoal fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e por companheiros de música. No exato momento da passagem, seu Grupo estava no palco, como ele gostaria: fazendo som e música”, diz o comunicado.

Hermeto foi casado por mais de 40 anos com Ilza da Silva, com quem teve seis filhos. Seu legado permanece vivo na história da música mundial, influenciando gerações de artistas e sendo reverenciado por críticos e estudiosos do jazz e da música popular brasileira.


*Estagiário sob supervisão