Justiça

Advogado João Neto anuncia retorno às atividades após suspensão da OAB

Durante os três meses de afastamento, o advogado esteve impedido de exercer a profissão

Por Lane Gois 17/09/2025 19h07
Advogado João Neto anuncia retorno às atividades após suspensão da OAB
Advogado João Neto - Foto: Reprodução/Instagram

O advogado criminalista e influenciador digital João Francisco de Assis Neto, conhecido como João Neto, divulgou nesta quarta-feira (17) um vídeo em suas redes sociais anunciando que sua carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) voltou a ficar regularizada.

“E a minha carteira, como vocês estão vendo aí no CNA, já se encontra regular, em condições de exercer de novo o que eu sei fazer de melhor, que é advogar, defendendo meus clientes”, disse o advogado, que também rebateu críticas recebidas durante o período de afastamento.

João Neto teve sua inscrição suspensa por 90 dias após decisão do Tribunal de Ética e Disciplina da seccional baiana da OAB, em 8 de abril. A medida cautelar foi adotada após ele ter sido preso preventivamente, acusado de agredir a ex-companheira em Maceió, onde reside. A OAB Alagoas confirmou na época que a suspensão também valeria no estado, onde o advogado possui inscrição suplementar.

Durante os três meses de afastamento, o advogado esteve impedido de exercer a profissão. A decisão foi considerada preventiva e adotada diante da gravidade das acusações.

Conhecido nas redes sociais por conteúdos voltados a questões criminais e processos judiciais, João Neto se tornou alvo de críticas desde sua prisão. No vídeo publicado nesta quarta, ele afirmou que pretende retomar o trabalho de defesa de clientes e disse que também planeja seguir carreira na Medicina.


*Estagiário sob supervisão