Ministra criada pela inteligência artificial na Albânia faz primeiro discurso diante do Parlamento
A nomeação de uma ministra virtual provocou a ira da oposição
 
                            Apresentada em grande estilo há uma semana pelo primeiro-ministro Edi Rama, Diella, uma ministra virtual gerada por inteligência artificial (IA), será responsável pela gestão de contratos públicos na Albânia. O bot discursou pela primeira vez nesta quinta-feira (18) no Parlamento albanês, onde os deputados se reuniram para votar o programa do governo, e foi vaiado pela oposição.
Diella vai gerenciar todas as decisões relacionadas aos editais de licitação pública e aos contratos com empresas privadas. Segundo o primeiro-ministro, conhecido pelas suas ações de propaganda, os processos serão "100% livres de corrupção" e "cada centavo público submetido à licitação será perfeitamente transparente".
A nomeação de uma ministra virtual provocou a ira da oposição. "O objetivo não é outro senão chamar atenção", criticou o ex-primeiro-ministro e líder da oposição Sali Berisha - também acusado de corrupção. 
"É impossível combater a corrupção com Diella", afirmou. "Quem vai controlar Diella? Ela é inconstitucional, e o Partido Democrático vai recorrer à Corte Constitucional." 
O bot, que discursou por vídeo, respondeu às críticas dizendo que a Constituição da Albânia "fala de deveres, responsabilidades, transparência, sem discriminação" e completou dizendo que garante incorporar esses valores "com tanto rigor quanto qualquer colega humano. Talvez até mais." 
Apesar das vaias, o programa do governo de Rama foi aprovado por 82 votos. A oposição boicotou a votação. 
A Albânia ocupa a 80ª posição entre 180 países no ranking de corrupção da ONG Transparency International. O prefeito de Tirana, capital do país e ex-aliado de Rama, está em prisão preventiva há meses, suspeito de corrupção na concessão de contratos públicos, e de lavagem de dinheiro.
Candidatura à UE
Diella, que significa "sol" em albanês, foi apresentada pelo premiê durante o evento do Partido Socialista, vencedor das eleições legislativas de maio. 
Desde janeiro, a assistente virtual gerada por IA, representada por uma mulher vestida com traje tradicional albanês, ajuda a população a usar a plataforma oficial e-Albania, que fornece documentos e serviços públicos. 
Até agora, já ajudou na emissão de 36.600 documentos digitais e forneceu cerca de mil serviços pela plataforma, segundo dados oficiais. 
Rama conquistou um quarto mandato nas eleições de maio. A luta contra a corrupção, especialmente no setor público, é um critério-chave para a candidatura da Albânia à União Europeia (UE). Rama tem como meta levar o pequeno país dos Bálcãs (2,8 milhões de habitantes) à UE até 2030.
Últimas notícias
 
            Pesquisa: 8 em cada 10 moradores de favelas no Rio aprovam megaoperação
 
            Líder do CV que escapou de megaoperação no Rio é preso em São Paulo
 
            Duplicação da BR-101 em Alagoas avança e deve ser concluída até 2026
 
            Ao lado do presidente Lula, Rafael Brito participa da sanção do ‘SUS da Educação’
 
            Instalação de passarela fecha trecho da Av. Durval de Góes Monteiro nos dias 1º, 8 e 9 de novembro
 
            Colisão entre carro e moto deixa jovem de 20 anos ferido em Delmiro Gouveia
Vídeos e noticias mais lidas
 
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
 
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg) 
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
 
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
 
		