Ministra criada pela inteligência artificial na Albânia faz primeiro discurso diante do Parlamento
A nomeação de uma ministra virtual provocou a ira da oposição
Apresentada em grande estilo há uma semana pelo primeiro-ministro Edi Rama, Diella, uma ministra virtual gerada por inteligência artificial (IA), será responsável pela gestão de contratos públicos na Albânia. O bot discursou pela primeira vez nesta quinta-feira (18) no Parlamento albanês, onde os deputados se reuniram para votar o programa do governo, e foi vaiado pela oposição.
Diella vai gerenciar todas as decisões relacionadas aos editais de licitação pública e aos contratos com empresas privadas. Segundo o primeiro-ministro, conhecido pelas suas ações de propaganda, os processos serão "100% livres de corrupção" e "cada centavo público submetido à licitação será perfeitamente transparente".
A nomeação de uma ministra virtual provocou a ira da oposição. "O objetivo não é outro senão chamar atenção", criticou o ex-primeiro-ministro e líder da oposição Sali Berisha - também acusado de corrupção.
"É impossível combater a corrupção com Diella", afirmou. "Quem vai controlar Diella? Ela é inconstitucional, e o Partido Democrático vai recorrer à Corte Constitucional."
O bot, que discursou por vídeo, respondeu às críticas dizendo que a Constituição da Albânia "fala de deveres, responsabilidades, transparência, sem discriminação" e completou dizendo que garante incorporar esses valores "com tanto rigor quanto qualquer colega humano. Talvez até mais."
Apesar das vaias, o programa do governo de Rama foi aprovado por 82 votos. A oposição boicotou a votação.
A Albânia ocupa a 80ª posição entre 180 países no ranking de corrupção da ONG Transparency International. O prefeito de Tirana, capital do país e ex-aliado de Rama, está em prisão preventiva há meses, suspeito de corrupção na concessão de contratos públicos, e de lavagem de dinheiro.
Candidatura à UE
Diella, que significa "sol" em albanês, foi apresentada pelo premiê durante o evento do Partido Socialista, vencedor das eleições legislativas de maio.
Desde janeiro, a assistente virtual gerada por IA, representada por uma mulher vestida com traje tradicional albanês, ajuda a população a usar a plataforma oficial e-Albania, que fornece documentos e serviços públicos.
Até agora, já ajudou na emissão de 36.600 documentos digitais e forneceu cerca de mil serviços pela plataforma, segundo dados oficiais.
Rama conquistou um quarto mandato nas eleições de maio. A luta contra a corrupção, especialmente no setor público, é um critério-chave para a candidatura da Albânia à União Europeia (UE). Rama tem como meta levar o pequeno país dos Bálcãs (2,8 milhões de habitantes) à UE até 2030.
Últimas notícias
Empresário morre após acidente na área da piscina de casa em Palmeira dos Índios
II Feira do Empreendedor destaca talentos, inovação e protagonismo estudantil em Limoeiro de Anadia
Capoeirista de Feira Grande é selecionado em edital do Governo de AL
Renato Filho quer levar modelo da Casa da Mulher do Pilar para outras regiões de Alagoas
Vítima de homicídio no Jacintinho é ex-presidiário acusado de matar quatro pessoas
Justiça manda JHC retirar publicação por discurso de ódio contra Renan Filho
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
