Projetos de Teca Nelma fortalecem luta contra o capacitismo e ampliam diretos de pessoas com deficiência em Maceió
Para a vereadora, o fortalecimento de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência é um passo essencial
Na semana em que é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a vereadora Teca Nelma (PT) reforça o compromisso com a construção de uma cidade mais inclusiva e destaca as iniciativas que tem liderado na Câmara Municipal de Maceió. Ao longo do mandato, a parlamentar tem pautado projetos que ampliam direitos, asseguram acessibilidade e enfrentam o capacitismo, com o objetivo de garantir dignidade e igualdade de oportunidades para todas as pessoas com deficiência na capital alagoana.
Para a vereadora, o fortalecimento de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência é um passo essencial para enfrentar o capacitismo e consolidar a igualdade de oportunidades. “Precisamos celebrar conquistas, mas também reafirmar que a luta das pessoas com deficiência é diária. Nosso mandato segue comprometido em propor leis que ampliem a inclusão e garantam dignidade a todas e todos em Maceió”, destaca.
A parlamentar tem apresentado e aprovado legislações que garantem direitos fundamentais às pessoas com deficiência em Maceió. Entre elas, estão a ampliação da validade do laudo médico pericial que atesta o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a garantia de vagas em escolas municipais próximas à residência para alunos com mobilidade reduzida e a proibição de cobrança de taxas adicionais em instituições privadas para estudantes com deficiência.
Outro avanço foi a aprovação do projeto que prevê a suspensão do credenciamento de escolas que negarem matrícula a alunos com deficiência ou TEA. Mais recentemente, Teca protocolou o Programa de Acesso Prioritário em cursos de qualificação para mães, avós e tutoras que exercem a função de cuidadoras primárias de pessoas com deficiência ou autismo.
“Esses projetos são fruto da escuta atenta às famílias e às pessoas com deficiência que todos os dias enfrentam barreiras na nossa cidade. Seguiremos firmes na luta para transformar Maceió em um lugar mais acessível, inclusivo e justo, onde todas e todos tenham seus direitos respeitados”, finaliza a vereadora.
Veja também
Últimas notícias
Cláudio Castro visita policiais feridos durante megaoperação no Rio
Mansão inusitada em torre com relógio em Nova York é finalmente vendida; valor é mantido em segredo
Incêndio na noite do Halloween mata família de cinco pessoas nos EUA
Fórum on-line reúne 110 mil amantes de bonecas hiper-realistas: 20% são casados
Mulher abraça seu bebê prematuro em 'despedida', mas acaba surpreendida pelo desfecho
Radialista Paulinho Guedes se recupera após AVC isquêmico em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
