Projetos de Teca Nelma fortalecem luta contra o capacitismo e ampliam diretos de pessoas com deficiência em Maceió
Para a vereadora, o fortalecimento de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência é um passo essencial
Na semana em que é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a vereadora Teca Nelma (PT) reforça o compromisso com a construção de uma cidade mais inclusiva e destaca as iniciativas que tem liderado na Câmara Municipal de Maceió. Ao longo do mandato, a parlamentar tem pautado projetos que ampliam direitos, asseguram acessibilidade e enfrentam o capacitismo, com o objetivo de garantir dignidade e igualdade de oportunidades para todas as pessoas com deficiência na capital alagoana.
Para a vereadora, o fortalecimento de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência é um passo essencial para enfrentar o capacitismo e consolidar a igualdade de oportunidades. “Precisamos celebrar conquistas, mas também reafirmar que a luta das pessoas com deficiência é diária. Nosso mandato segue comprometido em propor leis que ampliem a inclusão e garantam dignidade a todas e todos em Maceió”, destaca.
A parlamentar tem apresentado e aprovado legislações que garantem direitos fundamentais às pessoas com deficiência em Maceió. Entre elas, estão a ampliação da validade do laudo médico pericial que atesta o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a garantia de vagas em escolas municipais próximas à residência para alunos com mobilidade reduzida e a proibição de cobrança de taxas adicionais em instituições privadas para estudantes com deficiência.
Outro avanço foi a aprovação do projeto que prevê a suspensão do credenciamento de escolas que negarem matrícula a alunos com deficiência ou TEA. Mais recentemente, Teca protocolou o Programa de Acesso Prioritário em cursos de qualificação para mães, avós e tutoras que exercem a função de cuidadoras primárias de pessoas com deficiência ou autismo.
“Esses projetos são fruto da escuta atenta às famílias e às pessoas com deficiência que todos os dias enfrentam barreiras na nossa cidade. Seguiremos firmes na luta para transformar Maceió em um lugar mais acessível, inclusivo e justo, onde todas e todos tenham seus direitos respeitados”, finaliza a vereadora.
Veja também
Últimas notícias
Homem invade residência e furta câmera de segurança na Jatiúca
Servidor do Serpro no RJ teria vendido informações de ministros do STF
Escola municipal de Arapiraca presta homenagem a professora falecida
Cerca de 200 policiais serão empregados durante clássico desta quarta-feira (18)
Governo de Alagoas integra missão internacional do presidente Lula na Índia
Armas e drogas são apreendidas durante operações policiais em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
