Primeiro transplantado de fígado no Hospital do Coração Alagoano comemora oito meses da cirurgia
Pai de seis filhos, Ricardo Teixeira superou anos de limitações causadas pela cirrose e hoje celebra saúde, energia e esperança
O sorriso de Ricardo Cavalcante Teixeira, de 50 anos, resume bem o significado da palavra recomeço. Pai de seis filhos e vendedor de frutas em Maceió, ele se tornou o primeiro paciente a receber um transplante de fígado no Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, no dia 10 de janeiro deste ano.
Diagnosticado com cirrose hepática, Ricardo enfrentava anos de limitações: vivia cansado, não sentia fome, não conseguia pescar nem participar das vaquejadas que tanto gostava. “Eu sempre me mantive confiante na vida e no tratamento. Hoje agradeço a Deus pela nova chance que recebi. Agora vivo sem dores e com energia para fazer tudo o que gosto”, conta emocionado.
A cirurgia durou cerca de cinco horas. Pouco depois da alta, Ricardo voltou a andar no Centro da cidade, onde trabalhava, e até fez questão de ir à praia. “Antes eu cansava muito. Agora caminho com alegria de poder viver de verdade”, destaca o primeiro transplantado de fígado no Hospital do Coração Alagoano, unidade 100% Sistema Único de Saúde (SUS) que foi habilitada pelo Ministério da Saúde.
Acompanhamento
Segundo a hepatologista Lívia Falcão, responsável pelo acompanhamento no ambulatório pós-transplante, o caso de Ricardo simboliza um marco para a saúde pública em Alagoas. “O transplante hepático exige não só a cirurgia, mas um cuidado contínuo no acompanhamento clínico e medicamentoso. É uma vitória para o paciente e também para o SUS no estado, que passa a oferecer esse tratamento de alta complexidade em uma unidade própria”, afirma.
Veja também
Últimas notícias
Ministro acompanha testes do VLT de Arapiraca nesta segunda
Padre utiliza cultura pop para poder inspirar jovenas à Igreja
Lourdes Melo, candidata que virou meme nas redes sociais, sofre AVC e vai para UTI
Homem é vítima de tentativa de homicídio no bairro do Jacintinho, em Maceió
Arthur Lira participa com JHC e Marina de caminhadas e carreatas em Chã Preta e Viçosa
Homem é preso com 700 gramas de drogas dentro de residência em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
