Saúde

Primeiro transplantado de fígado no Hospital do Coração Alagoano comemora oito meses da cirurgia

Pai de seis filhos, Ricardo Teixeira superou anos de limitações causadas pela cirrose e hoje celebra saúde, energia e esperança

Por Agência Alagoas 24/09/2025 16h04
Primeiro transplantado de fígado no Hospital do Coração Alagoano comemora oito meses da cirurgia
Pai de seis filhos, Ricardo Teixeira superou anos de limitações causadas pela cirrose - Foto: Assessoria

O sorriso de Ricardo Cavalcante Teixeira, de 50 anos, resume bem o significado da palavra recomeço. Pai de seis filhos e vendedor de frutas em Maceió, ele se tornou o primeiro paciente a receber um transplante de fígado no Hospital do Coração Alagoano, em Maceió, no dia 10 de janeiro deste ano.

Diagnosticado com cirrose hepática, Ricardo enfrentava anos de limitações: vivia cansado, não sentia fome, não conseguia pescar nem participar das vaquejadas que tanto gostava. “Eu sempre me mantive confiante na vida e no tratamento. Hoje agradeço a Deus pela nova chance que recebi. Agora vivo sem dores e com energia para fazer tudo o que gosto”, conta emocionado.

A cirurgia durou cerca de cinco horas. Pouco depois da alta, Ricardo voltou a andar no Centro da cidade, onde trabalhava, e até fez questão de ir à praia. “Antes eu cansava muito. Agora caminho com alegria de poder viver de verdade”, destaca o primeiro transplantado de fígado no Hospital do Coração Alagoano, unidade 100% Sistema Único de Saúde (SUS) que foi habilitada pelo Ministério da Saúde.

Acompanhamento

Segundo a hepatologista Lívia Falcão, responsável pelo acompanhamento no ambulatório pós-transplante, o caso de Ricardo simboliza um marco para a saúde pública em Alagoas. “O transplante hepático exige não só a cirurgia, mas um cuidado contínuo no acompanhamento clínico e medicamentoso. É uma vitória para o paciente e também para o SUS no estado, que passa a oferecer esse tratamento de alta complexidade em uma unidade própria”, afirma.