O mundo dá voltas: Zanin julgará Moro em ação no STF
Zanin é o atual presidente da Primeira Turma e passará a presidência para o ministro Flávio Dino, ex-ministro da Justiça de Lula
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) julgará os embargos de declaração apresentados pelo senador Sergio Moro (União Brasil/PR) em ação penal por calúnia contra o ministro Gilmar Mendes. O julgamento inicia em 3 de outubro, terá a relatoria da ministra Cármen Lúcia e marcará o "reencontro" entre Moro e o ministro Cristiano Zanin, ex-advogado de Lula no julgamento da Lava Jato.
Zanin é o atual presidente da Primeira Turma e passará a presidência para o ministro Flávio Dino, ex-ministro da Justiça de Lula, que também já teve embates com Moro no passado. A passagem de bastão ocorre dois dias antes do início desse julgamento.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) acusa Moro de atribuir falsamente a Gilmar Mendes o crime de corrupção passiva, ao insinuar que o ministro “vende habeas corpus”. Segundo a PGR, durante um evento em junho de 2022, Moro afirmou: “Não, isso é fiança, instituto… pra comprar um habeas corpus do Gilmar Mendes”.
A acusação entende que o senador sugere que decisões da Corte poderiam ser negociadas em troca de vantagens indevidas. A PGR aponta “ânimo caluniador” e não apenas em tom de brincadeira ou crítica, entendendo que houve ofensa à honra de Gilmar Mendes.
Últimas notícias
Juiz determina internação psiquiátrica de jovem que matou a mãe no DF
Confira os números da Lotofácil 3713 sorteados hoje (17/6)
Senador Renan Calheiros prestigia lideranças em Sessão Solene em Cajueiro
Colisão frontal é registrada na ladeira do Catolé em Maceió
Ong Missão Pets realiza bazar beneficente no pátio da Paróquia Cristo Redentor em Arapiraca
Homem é morto e outro fica ferido em confronto com a polícia na Avenida Miguel Correia de Amorim em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
