Política

Rui Palmeira pede desculpas por tapa na mesa, mas alfineta: ‘Tem vereador mais igual que o outro’

O ex-prefeito havia socado a mesa na última sessão por não ter direito a fala após uma discussão acalorada sobre o Iprev

Por Felipe Ferreira 26/09/2025 10h10
Rui Palmeira pede desculpas por tapa na mesa, mas alfineta: ‘Tem vereador mais igual que o outro’
O vereador Rui Palmeira - Foto: Assessoria

O vereador Rui Palmeira (PSD) pediu desculpas, nessa quinta-feira (25), pelo tapa que deu na mesa durante sessão nesta semana na Câmara Municipal de Maceió. O reconhecimento do erro não impediu o ex-prefeito de alfinetar colegas pela falta do cumprimento do Regimento Interno.

Na tribuna, Rui disse que se sente preterido por não ter seus questionamentos atendidos pela Mesa Diretora e ainda acusou o presidente Chico Filho (PL) de inflexibilidade durante a discussão acalorada da última quarta-feira (24).

“Quero iniciar meu discurso me desculpando pela atitude impensada e intempestiva que tomei no dia de ontem, mas também faço aqui uma reflexão: Acredito que faltou um pouco de flexibilidade do presidente Chico Filho, já que fui citado pelos colegas David e Kelmann, e iria apenas contra-argumentar ao o que eles alegaram”, disse Rui.

O vereador aponta que a fala deveria ter sido concedida a ele porque “essa Casa não tem o rigor regimental”. Como exemplo, o ex-prefeito citou incisos de um artigo do Regimento:

“Artigo 17: Compete ao presidente apresentar ao Plenário e publicar até o dia 20 de cada mês o balancete da execução orçamentária da Câmara. Alguém já viu esse balancete? Eu nunca vi.”

O vereador também lembrou do inciso sobre a obrigação da Mesa de responder aos requerimentos enviados pelos vereadores no prazo máximo de 15 dias: “Infelizmente, não recebo as respostas que merecia sobre questões internas da Casa”.

Usando como exemplo a obra de George Orwell, A Revolução dos Bichos, o vereador reclamou de ser preterido na Casa.

“É o que sinto que acontece aqui, na nossa Câmara: tem vereador mais igual do que o outro”.