Morre Berta Loran, atriz e humorista, aos 99 anos
Polonesa naturalizada brasileira, artista atuou em programas como 'Escolinha do Professor Raimundo' e 'Zorra Total'
A atriz e humorista Berta Loran morreu na madrugada desta segunda-feira (29/9), aos 99 anos. A informação foi confirmada pela colunista Fábia Oliveira, do Metrópoles. A artista estava internada em um hospital particular em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, e se preparava para comemorar seu centenário em março de 2026.
Nascida em Varsóvia, na Polônia, em 1926, Berta chegou ao Brasil ainda criança, fugindo com a família da perseguição aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial. No Rio de Janeiro, encontrou sua vocação artística nos palcos do teatro de revista, onde iniciou uma trajetória marcada pelo humor e carisma.
A partir da década de 1960, Berta tornou-se presença constante na televisão, integrando programas humorísticos que fizeram história, como "Balança, Mas Não Cai", "Escolinha do Professor Raimundo" e "Zorra Total". Além das esquetes de comédia, também participou de novelas e minisséries.
Em 2016, teve sua vida e carreira registradas no livro "Berta Loran: 90 anos de Humor", escrito pelo produtor cultural João Luiz Azevedo. Nos últimos anos, a artista optou por uma vida mais reservada, afastando-se da mídia, mas continuou sendo reverenciada por sua contribuição ao humor brasileiro.
Últimas notícias
Mulher morre após ser atingida no pescoço com alicate de unha em Arapiraca
JHC visita poço artesiano em Arapiraca e destaca ações que levam dignidade à população rural
Cabo Bebeto critica nova parceria da Sesau com hospital ligado a Gustavo Pontes
Defesa Civil alerta para risco de alagamentos e deslizamentos em Alagoas
Chuvas causam alagamentos e deixam moradores ilhados no bairro Girador, em Atalaia
Chuvas provocam adiamento de evento em homenagem ao Dia das Mães em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
