Morre Berta Loran, atriz e humorista, aos 99 anos
Polonesa naturalizada brasileira, artista atuou em programas como 'Escolinha do Professor Raimundo' e 'Zorra Total'
A atriz e humorista Berta Loran morreu na madrugada desta segunda-feira (29/9), aos 99 anos. A informação foi confirmada pela colunista Fábia Oliveira, do Metrópoles. A artista estava internada em um hospital particular em Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro, e se preparava para comemorar seu centenário em março de 2026.
Nascida em Varsóvia, na Polônia, em 1926, Berta chegou ao Brasil ainda criança, fugindo com a família da perseguição aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial. No Rio de Janeiro, encontrou sua vocação artística nos palcos do teatro de revista, onde iniciou uma trajetória marcada pelo humor e carisma.
A partir da década de 1960, Berta tornou-se presença constante na televisão, integrando programas humorísticos que fizeram história, como "Balança, Mas Não Cai", "Escolinha do Professor Raimundo" e "Zorra Total". Além das esquetes de comédia, também participou de novelas e minisséries.
Em 2016, teve sua vida e carreira registradas no livro "Berta Loran: 90 anos de Humor", escrito pelo produtor cultural João Luiz Azevedo. Nos últimos anos, a artista optou por uma vida mais reservada, afastando-se da mídia, mas continuou sendo reverenciada por sua contribuição ao humor brasileiro.
Últimas notícias
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 8
Pelo menos 55 corpos são levados por moradores para praça na Penha; mortes não constavam no balanço
Homem é preso armado com pistola no município de Delmiro Gouveia
Condutor inabilitado sofre fratura ao colidir moto contra carro em cruzamento de Arapiraca
Briga por herança termina em pancadaria entre irmãos e ameaça de morte em Arapiraca
Adolescente de 17 anos morre afogado em rio no município de Matriz de Camaragibe
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
