Lira deve manter controle sob órgãos federais em AL mesmo com o PP fora do governo Lula
O partido do alagoano, em federação com o União Brasil, anunciou a saída do governo para o final deste mês
O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), deve manter controle sob os cargos de órgãos federais em Alagoas, mesmo com seu partido saindo do governo do presidente Lula (PT).
O PP e o União Brasil, integrantes da Federação União Progressista, anunciaram a saída do governo federal para o final deste mês. Com o movimento, aliados devem deixar cargos da estrutura do governo federal.
No entanto, no caso dos estados, as lideranças do PP e do União Brasil devem manter influência sobre os órgãos federais. No caso de Alagoas, Arthur Lira deve continuar com aliados à frente da CBTU, Porto de Maceió, Codevasf e Incra.
Vale lembrar que, em junho, o deputado reforçou seu controle sobre a CBTU com a nomeação do advogado Max Ferreira, filho do prefeito de Limoeiro de Anadia, Marlan Ferreira, ao cargo de superintendente.
Com a mudança dos rumos da federação em Brasília, os partidos PDT e PSD já demonstraram interesse em ocupar os cargos que hoje pertencem ao PP e ao União Brasil. O presidente Lula ainda não decidiu sobre as vagas, mas já deixou claro que não dará para partidos que pretendem lançar candidato à presidência em 2026.
A influência de Arthur Lira sobre os cargos federais em Alagoas amplia a tensão política entre o ex-presidente da Câmara e o senador Renan Calheiros, que já foi o principal aliado político de Lula.
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
