Política

Lira deve manter controle sob órgãos federais em AL mesmo com o PP fora do governo Lula

O partido do alagoano, em federação com o União Brasil, anunciou a saída do governo para o final deste mês

Por Felipe Ferreira 29/09/2025 11h11
Lira deve manter controle sob órgãos federais em AL mesmo com o PP fora do governo Lula
Arthur Lira, deputado federal por Alagoas - Foto: Paulo Bareta

O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), deve manter controle sob os cargos de órgãos federais em Alagoas, mesmo com seu partido saindo do governo do presidente Lula (PT).

O PP e o União Brasil, integrantes da Federação União Progressista, anunciaram a saída do governo federal para o final deste mês. Com o movimento, aliados devem deixar cargos da estrutura do governo federal.

No entanto, no caso dos estados, as lideranças do PP e do União Brasil devem manter influência sobre os órgãos federais. No caso de Alagoas, Arthur Lira deve continuar com aliados à frente da CBTU, Porto de Maceió, Codevasf e Incra.

Vale lembrar que, em junho, o deputado reforçou seu controle sobre a CBTU com a nomeação do advogado Max Ferreira, filho do prefeito de Limoeiro de Anadia, Marlan Ferreira, ao cargo de superintendente.

Com a mudança dos rumos da federação em Brasília, os partidos PDT e PSD já demonstraram interesse em ocupar os cargos que hoje pertencem ao PP e ao União Brasil. O presidente Lula ainda não decidiu sobre as vagas, mas já deixou claro que não dará para partidos que pretendem lançar candidato à presidência em 2026.

A influência de Arthur Lira sobre os cargos federais em Alagoas amplia a tensão política entre o ex-presidente da Câmara e o senador Renan Calheiros, que já foi o principal aliado político de Lula.