[Vídeo] Retroescavadeira atinge tubulação de gás e causa incêndio em Marechal Deodoro
As chamas estariam muito próximas a uma tubulação de gás e, por isso, a ocorrência foi registrada como de alta complexidade
Atualizado às 18h14
Uma retroescavadeira atingiu uma tubulação de gás natural e causou um incêndio no município de Marechal Deodoro. O fato mobilizou uma grande quantidade de militares do Corpo de Bombeiros de Alagoas, nesta segunda-feira (29). O fogo, com chamas altas, atingiu um poste e assustou os trabalhadores das empresas como Equatorial, Braskem e Algás que atuam no local. As chamas estariam muito próximas a uma tubulação de gás e, por isso, a ocorrência foi registrada como de alta complexidade.
Apesar do risco, a situação foi controlada sem a necessidade do combate direto às chamas por parte dos bombeiros. De acordo com informações dos militares, só foi possível a atuação dos agentes após o fechamento das tubulações de gás e também do desligamento da eletricidade por parte da Equatorial. Após a realização dessas ações, o fogo se extinguiu assim a circulação do gás do foi desligada. Felizmente, não houve registro de vítimas.
O fogo chegou a atingir parte da rede elétrica de média tensão, que sai da subestação. Após a situação controlada e a eliminação dos riscos, foi realizado o rescaldo da área para evitar novos focos de incêndio.
ERRATA
Em relação às informações previamente divulgadas sobre ocorrência de incêndio na SUBESTAÇÃO DA BRASKEM no município de Marechal Deodoro, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) informa que houve equívoco na informação inicial recebida via telefone 193 no pedido de ajuda feito pelo solicitante do inloco.
Na manhã desta segunda-feira, 29 de setembro de 2025, o CBMAL foi acionado para atender a um princípio de incêndio na subestação de energia da Equatorial, localizada no Polo Industrial de Alagoas, na zona do município de Coqueiro Seco, nas proximidades da empresa Krona, e não em Marechal Deodoro, como informado anteriormente, bem como a Subestação não é da BRASKEM
Situação encontrada pela guarnição:
- Incêndio já controlado pela equipe da ALGÁS antes da chegada dos bombeiros;
- Área envolvia subestação de energia da Equatorial e tubulação de gás da ALGÁS;
- Não houve necessidade de combate direto às chamas por parte do CBMAL.
Ações realizadas pelo Corpo de Bombeiros:
- Vistoria de segurança no local;
- Verificação do fechamento dos registros de gás;
- Avaliação de riscos residuais.
O CBMAL reforça seu compromisso com a transparência e correção das informações e destaca a importância dos protocolos de segurança em áreas industriais. Para emergências, o número de atendimento é 193.
Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas – CBMAL
Assessoria de Comunicação
Confira a nota da Equatorial:
Nota de esclarecimento:
A Equatorial Alagoas informa que o incêndio ocorrido na manhã desta segunda-feira (29), nas proximidades da Subestação Polo Cloroquímico, em Marechal Deodoro, não teve origem na rede elétrica da Distribuidora.
De acordo com informações preliminares, o incidente foi causado após uma retroescavadeira atingir uma tubulação de gás natural. O fogo chegou a atingir parte da rede elétrica de média tensão, que sai da subestação.
A energia foi desligada pelo sistema de proteção da Distribuidora e equipes técnicas da Equatorial permanecem no local, aguardando a liberação do Corpo de Bombeiros para realizar uma análise detalhada dos danos à infraestrutura de energia da Equatorial.
No momento, 21 clientes estão com o fornecimento de energia temporariamente interrompido. A previsão de conclusão dos reparos será definida após a avaliação completa da área afetada, tendo em vista que houve danos consideráveis na rede elétrica o que vai demandar esforço e tempo para restabelecimento.
Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas
Últimas notícias
Mulher é presa com drogas escondidas em residência de Arapiraca
Mulher furta loja do aeroporto Zumbi dos Palmares e é impedida de viajar
Moto roubada é recuperada na AL-101 Sul, na Barra de São Miguel
Suspeito é detido por tráfico de drogas na Ponta Verde
Adolescente grávida é assassinada em Chã de Bebedouro
Homem é preso após invadir casa e agredir companheira no Prado
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
