Acidentes

[Vídeo] Retroescavadeira atinge tubulação de gás e causa incêndio em Marechal Deodoro

As chamas estariam muito próximas a uma tubulação de gás e, por isso, a ocorrência foi registrada como de alta complexidade

Por Wanessa Santos 29/09/2025 12h12 - Atualizado em 29/09/2025 14h02
[Vídeo] Retroescavadeira atinge tubulação de gás e causa incêndio em Marechal Deodoro
Incêndio é registrado em subestação de energia elétrica em Marechal Deodoro - Foto: Reprodução / Vídeo e CBMAL

Atualizado às 14h17

Uma retroescavadeira atingiu uma tubulação de gás natural e causou um incêndio no município de Marechal Deodoro. O fato mobilizou uma grande quantidade de militares do Corpo de Bombeiros de Alagoas, nesta segunda-feira (29). O fogo, com chamas altas, atingiu um poste e assustou os trabalhadores das empresas como Equatorial, Braskem e Algás que atuam no local. As chamas estariam muito próximas a uma tubulação de gás e, por isso, a ocorrência foi registrada como de alta complexidade.

Apesar do risco, a situação foi controlada sem a necessidade do combate direto às chamas por parte dos bombeiros. De acordo com informações dos militares, só foi possível a atuação dos agentes após o fechamento das tubulações de gás e também do desligamento da eletricidade por parte da Equatorial. Após a realização dessas ações, o fogo se extinguiu assim a circulação do gás do foi desligada. Felizmente, não houve registro de vítimas.

O fogo chegou a atingir parte da rede elétrica de média tensão, que sai da subestação. Após a situação controlada e a eliminação dos riscos, foi realizado o rescaldo da área para evitar novos focos de incêndio. 

Confira a nota da Equatorial:

Nota de esclarecimento:

A Equatorial Alagoas informa que o incêndio ocorrido na manhã desta segunda-feira (29), nas proximidades da Subestação Polo Cloroquímico, em Marechal Deodoro, não teve origem na rede elétrica da Distribuidora.

De acordo com informações preliminares, o incidente foi causado após uma retroescavadeira atingir uma tubulação de gás natural. O fogo chegou a atingir parte da rede elétrica de média tensão, que sai da subestação.

A energia foi desligada pelo sistema de proteção da Distribuidora e equipes técnicas da Equatorial permanecem no local, aguardando a liberação do Corpo de Bombeiros para realizar uma análise detalhada dos danos à infraestrutura de energia da Equatorial.

No momento, 21 clientes estão com o fornecimento de energia temporariamente interrompido. A previsão de conclusão dos reparos será definida após a avaliação completa da área afetada, tendo em vista que houve danos consideráveis na rede elétrica o que vai demandar esforço e tempo para restabelecimento.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas

As causas do incidenete deverão ser investigadas.