Suspeita de intoxicação por metanol deixa dois mortos e um cego no Agreste de Pernambuco
A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) foi notificada, no fim da tarde desta terça-feira (30), sobre três possíveis casos de intoxicação por metanol envolvendo moradores do Agreste do estado. As vítimas são dois homens de Lajedo e um de João Alfredo. Os casos estão sendo investigados pelas autoridades de saúde.
Os pacientes foram atendidos no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru. Dois deles não resistiram e morreram. O terceiro sobreviveu, recebeu alta médica, mas perdeu totalmente a visão como sequela da intoxicação.
Segundo o protocolo, o hospital é responsável por notificar os casos e registrar os dados clínicos obtidos durante a anamnese. A investigação das causas, no entanto, é de responsabilidade da vigilância sanitária estadual. Em situações com suspeita de intoxicação e óbito, os corpos são encaminhados ao Instituto de Medicina Legal (IML), onde exames complementares devem confirmar ou descartar a presença de metanol.
Diante da gravidade do caso, a Apevisa iniciou a organização de ações de fiscalização em distribuidoras de bebidas alcoólicas da região. A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) também informou que irá emitir orientações à população e às vigilâncias sanitárias municipais para reforçar o controle e prevenir possíveis fraudes no comércio de bebidas.
O metanol é uma substância altamente tóxica que, quando ingerida, pode provocar efeitos colaterais severos. Os primeiros sintomas de intoxicação se assemelham aos do consumo de álcool comum, como náuseas, vômitos, dor abdominal e sonolência. No entanto, entre 6 e 24 horas após a ingestão, surgem sinais mais graves: visão embaçada, fotofobia (sensibilidade à luz), cegueira, convulsões e, em casos mais extremos, coma ou morte.
Alerta à população
Em nota, a Apevisa orienta que a população fique atenta a indícios de adulteração nas bebidas alcoólicas. Entre os cuidados recomendados estão:
* Verificar se o produto possui registro no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA);
* Conferir se o rótulo está completo e com informações legíveis;
* Observar se o lacre está intacto;
* Comprar apenas em estabelecimentos confiáveis;
* Evitar consumir drinques prontos ou produtos com preços muito abaixo do mercado.
“As ações de fiscalização serão intensificadas nos próximos dias para evitar novos casos e garantir a segurança da população”, afirmou a agência.
A investigação segue em andamento, e novos desdobramentos devem ser divulgados pelas autoridades de saúde nas próximas horas.
*Estagiário sob supervisão
Últimas notícias
Ônibus com romeiros capota na AL-220 e deixa feridos no Médio Sertão de Alagoas
Morador em situação de rua é baleado enquanto coletava recicláveis em Maceió
Mulher é encontrada morta boiando em piscina na zona rural de Taquarana
Preso homem que invadiu casa da ex em Maceió e a esfaqueou enquanto dormia
MPAL, MPF e DPE reúnem gestor da Sesau e pessoas com albinismo para buscar efetivação de políticas públicas de garantia da saúde
Obra emergencial interdita parcialmente a Av. Cícero Toledo nesta terça-feira (3)
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
