Viral

Cachorro caramelo ataca tamanduá após ter sua casa invadida

Apesar das tentativas, o cão não conseguiu machucar o mamífero que foi devolvido à natureza.

Por G1 02/10/2025 10h10 - Atualizado em 02/10/2025 10h10
Cachorro caramelo ataca tamanduá após ter sua casa invadida
Cachorro caramelo, que se chama Urso, tentou atacar tamanduá que invadiu sua casa - Foto: Reprodução / Vídeo

Um cachorro tentou atacar um tamanduá após ter a casa invadida pelo animal em Cajati, no interior de São Paulo. As imagens, obtidas nesta quinta-feira (2), mostram o invasor de 'braços abertos' desviando das mordidas do cão antes de ser resgatado e devolvido à natureza pelo Corpo de Bombeiros.

O tutor do cachorro chamado Urso, Aldo Ferreira Pinto, contou que estava trabalhando de home office no bairro Bico do Pato quando escutou o animal latindo de uma forma diferente.

"Eu e minha esposa escutamos o cachorro latindo muito forte", relatou Aldo, de 53 anos. "A gente foi lá ver o que era e ele estava acuando um tamanduá, ele [Urso] estava avançando. Deu trabalho para separar ele do tamanduá. [Ele é o] defensor da casa", acrescentou Aldo.

O tutor disse ter usado um cabo de vassoura para afastar Urso do animal. "Era a única coisa que tinha mais próxima [...], mas conseguimos trancar o cachorro dentro de casa porque ele estava muito alvoroçado para machucar o tamanduá", explicou.

Aldo afirmou ter acionado o Corpo de Bombeiros por volta das 10h de terça-feira (30). Conforme divulgado pela corporação, uma equipe com três profissionais capturou o tamanduá e o soltaram em uma área de vegetação localizada ao redor da cidade de Cajati.

Um médico veterinário, especializado em animais silvestres e exóticos, Danilo Sato Martins, avaliou as imagens e afirmou se tratar de um tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla). De acordo com o especialista, a espécie é comum na Baixada Santista e no Vale do Ribeira.

O veterinário destacou que os tamanduás possuem bastante força e garras cumpridas, então o recomendado é não encostar no animal e solicitar imediatamente o resgate aos órgãos públicos ambientais.