HGE inicia o fim de semana realizando captação de dois rins e um fígado para transplante
Três pessoas que estavam na lista de espera foram beneficiadas e a expectativa é que melhorem a sua qualidade de vida
Mais uma família autorizou a doação de órgãos no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. Dessa vez, uma idosa de 65 anos foi diagnosticada com morte encefálica, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) do tipo hemorrágico. Com essa atitude, dois rins e um fígado foram disponibilizados para receptores cadastrados no Sistema Nacional de Transplantes, vinculado ao Ministério da Saúde.
A captação exigiu a mobilização de profissionais no centro cirúrgico. Ela ocorreu após a Organização de Procura de Órgãos (OPO) identificar o caso e conceder à família o direito de decidir o destino dos órgãos do ente querido. Com a decisão pela doação, três pessoas que estão na lista de espera pelo transplante foram beneficiadas e a expectativa é que a qualidade de vida delas melhore gradativamente.
“A morte de um ente querido é sempre uma situação difícil para toda a família, mas, neste momento, convidamos os familiares a transformarem essa dor em um ato de esperança, ao dar uma nova vida para pessoas que aguardam em lista de espera pelo transplante. Essa atitude também pode ser uma forma de demonstrar generosidade a quem tanto precisa”, ressaltou a coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos.
Conforme o último levantamento feito pela Central de Transplantes de Alagoas no mês de setembro, 606 pessoas estão na lista de espera. Deste total, 566 aguardam por uma córnea, 31 por um rim, cinco por um fígado e quatro por um coração.
Este ano, nos mesmos nove meses, já foram realizados 119 transplantes. Foram 79 de córnea, 20 de rim, 15 de fígado e cinco de coração, ainda de acordo com dados da Central de Transplantes de Alagoas.

“Se declarar um doador de órgãos é muito importante, pois a família, nesse momento difícil, lembra o desejo do parente falecido e, na maioria das vezes, atendem a esse desejo. Por isso, reforço que a informação e o diálogo são absolutamente fundamentais, essenciais e necessários. Ter medo de falar sobre esse assunto não resolve nada. Mas, dizer sim para a doação de órgãos, salva vidas”, complementou Daniela Ramos.
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), executa o programa Alagoas Transplanta: Uma Nova Chance de Viver, exclusivo para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Com ele, os alagoanos que aguardam pela doação têm acesso ao atendimento médico completo, ambulatorial, hospitalar e cirúrgico; além de medicamentos, incluindo os imunossupressores, desde o pré-transplante até o pós-transplante.
Últimas notícias
Legendário candidato ao BBB 26 fez propaganda de motel com Patixa Teló
Ladrão mete o caô ao tentar invadir casa de sargento: “Eu moro aqui”
[Vídeo] Pescador filma jacaré gigante nadando tranquilo em rio: “De estimação”
Suspeito de matar a ex-companheira a golpes de faca no bairro Forene é preso pela Polícia Civil
Alagoano é morto a tiros durante a madrugada no município de Sorriso no Mato Grosso
Ao lado de Arthur Lira, Charles Pacheco inspeciona obra da rodovia que ligará São Sebastião a Feira Grande
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
