Saúde

Vigilância Sanitária faz alerta sobre golpe contra academias de musculação em Maceió

Estabelecimentos têm recebido e-mail utilizando nome do órgão para apontar irregularidades e fazer cobranças indevidas

Por 7Segundos com Ascom/SMS 06/10/2025 15h03 - Atualizado em 06/10/2025 15h03
Vigilância Sanitária faz alerta sobre golpe contra academias de musculação em Maceió
Identificação de irregularidades e definição de ajustes e penalidades são feitas de forma presencial pelos fiscais da Visa - Foto: Reprodução/Ascom SMS

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) foi surpreendida, nesta segunda-feira (6), pela descoberta de uma nova tentativa de golpe envolvendo o órgão e suas atribuições, e faz um alerta aos empresários da capital alagoana.

Dessa vez, o alvo dos golpistas têm sido as academias de musculação, que vêm recebendo e-mails, supostamente oriundos do órgão sanitário municipal, informando o recebimento de denúncia sobre irregularidades no alvará do estabelecimento, relacionadas a uma taxa que estaria em aberto.

Na mensagem do e-mail é informado, ainda, que o não pagamento da suposta pendência pode acarretar na suspensão imediata do alvará sanitário, multa no valor de R$ 15.000 e embargo das atividades, além de possíveis ações judiciais.

A Visa de Maceió esclarece que não encaminha esse tipo de e-mail, mensagem de texto via WhatsApp, nem faz ligações telefônicas para quaisquer contribuintes. Todas as fiscalizações são realizadas presencialmente em cada estabelecimento, por fiscais devidamente identificados por crachás institucionais e colete.

“Todo o trabalho de fiscalização das equipes da Vigilância Municipal – que envolve a identificação de irregularidades e definição de prazos para ajustes e penalidades – é realizado no próprio local onde é feita a fiscalização”, reforça o chefe especial da Visa de Maceió, Airton Santos.

Em caso de suspeita de golpe ou quaisquer outras dúvidas, Airton alerta que a população deve entrar em contato com a Vigilância Sanitária de Maceió, pelos seguintes canais oficiais: (082) 3312-5496 e (82) 98752-2000 (WhatsApp) ou através do e-mail: [email protected] .