Infraestrutura

JHC entrega Mirante Dom Antônio Brandão e anuncia Rota dos Mirantes em Maceió

Novo espaço no Farol resgata a história, valoriza o patrimônio e integra a paisagem da capital à estratégia de desenvolvimento turístico

Por 7Segundos, com Assessoria 07/10/2025 14h02
JHC entrega Mirante Dom Antônio Brandão e anuncia Rota dos Mirantes em Maceió
Mirante revitalizado é novo atrativo para maceioenses e turistas - Foto: Itawi Albuquerque

O prefeito JHC e o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Rodrigo Cunha, inauguraram, nessa segunda-feira (6), o Mirante Dom Antônio Brandão, também conhecido como Mirante do Marista, no bairro Farol, em Maceió, e anunciaram oficialmente a Rota dos Mirantes, uma nova proposta de valorização turística, cultural e ambiental que convida maceioenses e visitantes a redescobrirem a cidade por ângulos diferentes.

JHC destacou a importância de resgatar a memória da cidade e transformá-la em motor de desenvolvimento. “O que estamos fazendo hoje é reconstruir a história da nossa cidade, que sempre teve um potencial turístico e cultural enorme, mas que precisava ser valorizado. A cidade é feita pelas suas memórias, e recuperar espaços como o Mirante do Marista, que homenageia Dom Antônio Brandão, é também resgatar coragem, fé e compromisso com a educação e com o desenvolvimento”, afirmou o prefeito.

Ele ressaltou ainda a importância de integrar ao planejamento urbano o Vale do Reginaldo, antes marcado pelo abandono. “A primeira obra da minha gestão foi a iluminação em LED no Vale do Reginaldo. Isso foi um símbolo de que nossas ações estariam voltadas às comunidades, às periferias, aos lugares mais pobres da nossa cidade”, disse.

Com investimento de R$ 796 mil e uma área total de 1.880 m², o novo mirante foi completamente transformado e onde antes havia apenas um estacionamento sem uso social, agora há um ambiente de contemplação, lazer e cidadania, com paisagismo, iluminação cênica, pergolado de madeira, escadaria de acesso, bancos modernos com assento em balanço, pintura artística e a restauração do monumento a Dom Antônio Brandão, primeiro bispo de Alagoas.

Para o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Rodrigo Cunha, o lema “Maceió, a cidade de todos nós” simboliza a principal missão da gestão: devolver a cidade para a população. Ele destacou que a entrega do Mirante não foi apenas uma obra estética, mas um gesto de valorização também do Vale do Reginaldo, antes esquecido e agora contemplado com investimentos históricos.

”Governar não é fácil, mas quando se tem coragem, planejamento e união, os resultados aparecem. Nós queremos que Maceió se orgulhe do seu passado, mas olhando para o futuro. Uma cidade mais bonita, inclusiva e que pertence a todos nós. Esse é o nosso compromisso: trabalhar cada vez mais para fazer de Maceió uma cidade melhor para todos”, afirmou.

O mirante está localizado ao lado do Colégio Marista e do Seminário Arquidiocesano de Maceió, um dos edifícios mais representativos da capital, e é reconhecido como Unidade Especial de Preservação Cultural, tombada pelo Município. A requalificação faz parte do Programa Novo Centro, que vem revitalizando espaços históricos e devolvendo à população locais de convivência e orgulho coletivo.

Para o diretor do Colégio Marista de Maceió, Dener Rodrigues de Souza, a homenagem a Dom Antônio Brandão é especial porque marca os 120 anos do Colégio Marista em Alagoas. “Dom Antônio foi quem convidou os irmãos maristas para fundar o colégio em 1905, por isso podemos considerá-lo praticamente o fundador do Marista em Maceió. Neste ano tão especial, em que celebramos 120 anos da presença marista em Alagoas, essa homenagem ganha ainda mais significado. Estamos muito contentes com essa revitalização, que atende não só pais e alunos que confiam a educação de seus filhos ao Marista, mas toda a comunidade do Farol”, pontuou.

História e pertencimento


O nome do novo mirante homenageia Dom Antônio Brandão, nascido em Mata Grande em 1849, primeiro bispo da Diocese de Alagoas e figura essencial para a consolidação da Igreja Católica no estado. Conhecido por sua espiritualidade e firmeza, Dom Antônio dedicou a vida ao serviço pastoral e à formação de comunidades, sendo lembrado até hoje por sua contribuição à história e à cultura alagoana.

Rota dos Mirantes


Com investimento estimado em R$6 milhões, a Rota dos Mirantes une o patrimônio histórico ao potencial natural da capital. O circuito integra miradouros situados em pontos estratégicos e elevados, como São Gonçalo, Dom Ranulpho, Cortiço, Ambrósio Lyra, Parque Gonçalves Lêdo (em desenvolvimento), Dom Antônio Brandão e Santa Teresinha.

A proposta é promover turismo sustentável, educação patrimonial e experiências culturais e fotográficas, estimulando a ocupação responsável dos espaços públicos e fortalecendo o sentimento de pertencimento à cidade. O eixo histórico da rota valoriza a região central, onde Maceió começou a se formar, conectando memória, paisagem e identidade cultural.