Após novos casos de violência, Teca Nelma defende medidas urgentes de proteção às mulheres em Maceió
A parlamentar afirmou que a violência de gênero começa antes do crime
Durante sessão da Câmara Municipal, desta terça-feira (14), a vereadora Teca Nelma (PT) fez um pronunciamento sobre os crimes brutais contra três mulheres em Maceió. Nos últimos dias, Luana Cristina Cabral, de 27 anos, foi encontrada morta dentro do próprio apartamento, com sinais de violência. Ainda esta semana, a enfermeira Ketyni Maria Gomes da Silva foi assassinada por asfixia pelo ex-marido, e a babá Inaiane Costa Silva, de 27 anos, foi morta a facadas por um homem que já havia sido denunciado por violência doméstica.
Para a vereadora, esses episódios são parte de uma estrutura de poder que continua tratando a vida das mulheres como algo descartável. “Não é sobre ‘relacionamentos que deram errado’. É sobre homens que não aceitam o fim de uma relação, que se sentem donos da vida das mulheres e que, muitas vezes, agem com a certeza da impunidade", afirmou.
A parlamentar afirmou que a violência de gênero começa antes do crime, na omissão e na naturalização do machismo que está presente nas famílias, nas escolas, nos espaços de trabalho, e muitas vezes nas instituições que deveriam proteger. “O que estamos vendo é o resultado de uma estrutura social que ainda não leva a sério o que significa garantir o direito das mulheres a viver com segurança”, disse.
Teca também cobrou que os projetos aprovados de sua autoria em defesa das mulheres sejam sancionados. Em seu mandato, a Câmara aprovou projetos como o programa de Enfrentamento ao Feminicídio e a proibição de nomeação de pessoas condenadas pela Lei Maria da Penha em cargos públicos municipais.
O presidente da Casa, Chico Filho (PL), solicitou que os projetos fossem enviados para a presidência para que possam ser promulgados amanhã (15) . “Fico muito feliz com essa decisão. Diante do assassinato em massa, a Câmara de Maceió está dando a resposta", destacou.
Últimas notícias
Homem é preso por agredir e ameaçar esposa por causa de discussão sobre enterro em Craíbas
Homem é preso por posse ilegal de arma de fogo no município de Igaci
Suspeito de participar do tráfico de drogas em Maceió é morto na Cidade Universitária
Carreta colide com oito veículos e deixa cerca de 10 feridos em Santa Catarina
Ministério da Saúde diz que vírus Nipah não ameaça o Brasil
Dólar sobe para R$ 5,24 após indicação de Trump ao BC dos EUA
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
