Prefeitura de Maceió abre inscrições para oficinas presenciais do Plano de Mobilidade Urbana
Segunda etapa da consulta pública acontece nos dias 29, 30 e 31 de outubro, na Casa da Indústria
A Prefeitura de Maceió abriu, nesta quarta-feira (15), as inscrições para a segunda etapa da consulta pública do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMobi). O processo participativo busca reunir contribuições da população para a construção de um plano que torne a mobilidade da cidade mais eficiente, segura, sustentável e inclusiva.
As inscrições podem ser feitas até o dia 27 de outubro, e as oficinas participativas serão realizadas nos dias 29, 30 e 31 de outubro, a partir das 8h, no auditório da Casa da Indústria.
Coordenado pelo Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), pelo Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental de Maceió (Iplam) e pela Secretaria Municipal de Ações Estratégicas e Parcerias (Saep), com apoio técnico da Fundação Getulio Vargas (FGV), o PlanMobi tem como meta construir, de forma colaborativa, as diretrizes que irão orientar a política de mobilidade da capital nos próximos anos.
A primeira etapa da consulta pública, realizada de forma online, foi voltada ao diagnóstico e mapeamento dos principais desafios enfrentados pela população nos deslocamentos cotidianos. Já a segunda etapa, com oficinas presenciais, será dedicada à construção coletiva do diagnóstico, a partir da discussão dos principais temas relacionados à mobilidade urbana em Maceió.
Para garantir acessibilidade e inclusão, as oficinas contarão com intérpretes de Libras, recursos de audiodescrição e um espaço de recreação infantil, possibilitando a participação de todos os públicos.
A diretora executiva de Estratégia e Planejamento Territorial do Iplam, Paula Rangel, destacou a importância da escuta ativa no processo de construção do plano:
“Nosso objetivo é ouvir as pessoas, entender os desafios enfrentados no dia a dia e, a partir desse diálogo, construir um plano que qualifique os deslocamentos cotidianos. A participação popular é fundamental para garantir a eficiência e a legitimidade dessa política pública”, ressaltou.
Enquanto isso, a consulta pública online segue aberta até o dia 28 de outubro, por meio do formulário disponível em planmobi.maceio.al.gov.br, permitindo que qualquer cidadão contribua com opiniões sobre transporte público, mobilidade ativa, acessibilidade, trânsito e infraestrutura.
Com o avanço do PlanMobi, Maceió reafirma seu compromisso com uma mobilidade urbana planejada, participativa e integrada, promovendo o direito de ir e vir com qualidade, segurança e acessibilidade para todos.
Últimas notícias
Com vale-livro inédito , alunos da Rede Municipal de Santana do Ipanema participam da 11ª Bienal do Livro de Alagoas
Cabo Bebeto denuncia falta de medicamentos no HRM e critica ausência de anti-inflamatórios
Moraes diz que PF vai investigar crime organizado no Rio de Janeiro
Câmara vai enviar Requerimento ao Município para propor reavaliação do contrato com a BRK
Arapiraca é escolhida como cidade-piloto em programa internacional de reciclagem
Polícia Civil prende homem por descumprir medida protetiva e ameaçar ex-companheira
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
