Serviços

Alagoas lidera redução da insegurança alimentar e conquista destaque no Prêmio Brasil Sem Fome

O Prêmio Brasil Sem Fome busca valorizar ações inovadoras e eficientes na promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada, com foco em territórios de maior vulnerabilidade social

Por Lane Gois 17/10/2025 20h08
Alagoas lidera redução da insegurança alimentar e conquista destaque no Prêmio Brasil Sem Fome
Os resultados divulgados são preliminares e ainda podem passar por recursos antes da homologação final - Foto: Reprodução

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome divulgou o resultado preliminar da 1ª edição do Prêmio Brasil Sem Fome, que reconhece boas práticas e políticas públicas voltadas à redução da insegurança alimentar e nutricional em todo o país.

Na categoria “Redução da Insegurança Alimentar e Nutricional nos Estados e no Distrito Federal”, Alagoas foi destaque nacional ao registrar uma das maiores reduções do país, com queda de 36,7% para 5% nos índices de insegurança alimentar grave, garantindo o prêmio na região Nordeste.

Além de Alagoas, também foram reconhecidos:


Mato Grosso (Centro-Oeste)

Pará (Norte)

Rio de Janeiro (Sudeste)

Rio Grande do Sul (Sul)

Na categoria “Bom Funcionamento das Instâncias do Sisan”, os estados premiados foram Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná e Pernambuco. Já entre os municípios, se destacaram Itajaí (SC), Belo Horizonte (MG), Picuí (PB), Joinville (SC) e Osasco (SP).

A terceira categoria, “Boas Práticas de Combate à Fome e Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional”, reconheceu iniciativas do Ceará, Paraná, Bahia, Espírito Santo e Pernambuco, além de municípios como Nova Russas (CE), Careiro (AM), São Luís (MA), Itanhaém (SP), Divinópolis (MG) e outros que apresentaram experiências exitosas.

O Prêmio Brasil Sem Fome busca valorizar ações inovadoras e eficientes na promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada, com foco em territórios de maior vulnerabilidade social. Os resultados divulgados são preliminares e ainda podem passar por recursos antes da homologação final.