Polícia Militar define esquema de segurança para aplicação da Prova Nacional Docente
PM estará presente em 12 municípios e nos 58 locais de aplicação das provas
No próximo domingo (25), 18.642 candidatos deverão participar da Prova Nacional Docente (PND) 2025. Em Alagoas, a Polícia Militar (PM) atuará de forma intensa e direta para garantir a segurança e tranquilidade da PND. A corporação estará presente antes, durante e após o exame, com efetivo distribuído em 12 municípios e nos 58 locais de aplicação das provas.
A iniciativa tem alcance nacional e, neste sentido, a atuação das forças de segurança torna-se essencial para assegurar a integridade, a transparência e a tranquilidade durante todas as etapas do exame. O Plano Geral, desenvolvido pela 3ª Seção do Estado-Maior Geral, foi divulgado na última quarta-feira (15), no Aditamento à edição nº 187 do Boletim Geral Ostensivo (BGO), e assinado pelo comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim.
No território alagoano, a operação é coordenada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), com a execução direta da Polícia Militar de Alagoas (PM-AL), responsável pelo planejamento tático-operacional, segurança nos locais de prova e escolta de malotes, em articulação com as demais instituições envolvidas.
“Em Alagoas, a Polícia Militar tem orgulho de fazer parte desse trabalho. Cabe à corporação assegurar que cada local de prova seja um ambiente seguro, controlado e adequado à aplicação do certame, protegendo candidatos, aplicadores e colaboradores. Do policiamento nos locais de prova às escoltas dos malotes, cada ação é planejada com rigor e conduzida com o mesmo zelo com que defendemos as ruas do nosso estado”, enfatizou o comandante-geral da PM.
A mensagem direcionada a todo o efetivo destaca a relevância da missão. “Ao protegermos o processo, estamos protegendo sonhos, carreiras e o direito de cada cidadão participar de uma seleção justa e transparente. Com dedicação, disciplina e espírito de serviço, os homens e mulheres da Polícia Militar de Alagoas estarão, mais uma vez, prontos para cumprir sua missão”, concluiu o coronel.
Para o policiamento, a área do estado será dividida em cinco regiões: Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM); Comando de Policiamento da Região Sertão (CPRS); Comando de Policiamento da Região Agreste (CPRA); Comando de Policiamento da Região Norte e Zona da Mata (CPRN-ZM); e Comando de Policiamento da Região Sul (CPRSul), utilizando o efetivo de policiais militares distribuídos estrategicamente nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 2025.
Etapas da operação
Conforme o plano descreve, a operação propriamente dita será dividida em quatro etapas. A primeira foi iniciada no último sábado (18), com o aprovisionamento das provas na Unidade Centralizadora (CTCE) dos Correios, localizada em Maceió.
A segunda etapa começará no sábado seguinte (25), com a interiorização das provas, que sairão da Unidade Centralizadora da capital para as unidades distribuidoras localizadas nos municípios de Arapiraca, Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia.
A terceira etapa ocorrerá no domingo (26), dia da aplicação do exame. Consistirá na distribuição e coleta das provas, assim como no deslocamento do efetivo designado para garantir a segurança nos locais de aplicação até o término descrito em cada escala de serviço, conforme as especificidades.
A quarta etapa está marcada para o dia 27 de outubro, com o processo de interiorização reversa: saindo da unidade distribuidora dos Correios em Delmiro Gouveia com destino à CTCE dos Correios em Maceió.
PND 2025
A PND 2025 é desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e, segundo o próprio Inep, “foi criada para melhorar a qualidade da formação, estimular a execução de concursos públicos e induzir o aumento de professores qualificados nas redes públicas de ensino. A iniciativa faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de reconhecimento e qualificação do magistério da educação básica e de incentivo à docência no país”.
Trata-se de um exame de abrangência nacional, destinado a subsidiar políticas públicas voltadas à formação e valorização docente, bem como fornecer indicadores para avaliação dos cursos de licenciatura. Os resultados da PND poderão ser utilizados por redes de ensino municipais e estaduais como instrumento de seleção e classificação em seus processos de contratação de professores. Assim, a prova representa um marco estratégico para a melhoria da qualidade da educação básica brasileira e para a consolidação de uma política nacional de valorização docente.
O Inep é responsável pelo planejamento, organização e execução da prova, enquanto a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em parceria com as forças de segurança estaduais, é responsável por coordenar o planejamento e o monitoramento da segurança do exame, por meio do Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), garantindo a integridade dos processos em todas as fases.
A aplicação da Prova Nacional Docente (PND) registrou mais de 1,1 milhão de inscritos e será efetuada no dia 26 de outubro de 2025, com abrangência nacional. Na Região Nordeste, estima-se a participação de 313.570 inscritos, distribuídos em cerca de 418 locais de aplicação. O estado de Alagoas contará com 12 municípios, 58 escolas e 18.642 inscritos, com maior concentração em Maceió e Arapiraca, principais polos regionais. A logística de distribuição e recolhimento dos malotes seguirá a roteirização definida pelo Inep e Correios, sob escolta da PM.
Veja também
Últimas notícias
Calouro do 76ers viraliza após “toco duplo” em jogo da NBA
Serviços de neurocirurgia são suspensos no Hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe
Carro em alta velocidade atropela vítimas em faixa de pedestres, na orla da Ponta verde, em Maceió
Mãe de mulher encontrada em cova rasa relata detalhes sobre a morte da filha
Habitação apresenta balanço anual e marca avanço histórico em Maceió
Iza curte fim de ano com ator da Globo; conheça João Vitor Silva
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
