Caio Bebeto alerta sobre exploração de crianças em situação de rua e pede união de forças
O vereador defendeu a criação de uma força-tarefa intersetorial, reunindo diferentes órgãos públicos e entidades sociais, para elaborar um plano eficaz de enfrentamento ao problema
O vereador Caio Bebeto (PL) fez um pronunciamento nesta terça-feira (21), durante a sessão da Câmara Municipal de Maceió, ao abordar o aumento de crianças em situação de rua e a exploração infantil. O parlamentar destacou que o tema é “sensível e urgente”, especialmente para quem defende os direitos da criança, do adolescente e da família tradicional.
“Defendemos que a criança tenha sua infância, que não seja explorada da maneira que está sendo explorada nesses casos”, afirmou o vereador.
Caio Bebeto chamou atenção para os riscos graves a que estão expostos meninos e meninas que vivem e trabalham nas ruas, citando a lista TIP, que identifica as piores formas de trabalho infantil segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
De acordo com o vereador, essas crianças enfrentam violência, tráfico de drogas, assédio sexual, além de estarem constantemente sujeitas a sol, chuva, acidentes e atropelamentos.
Durante o discurso, o parlamentar também destacou a ausência de dados oficiais e citou o exemplo de São Paulo, onde, segundo ele, “nos últimos dez anos aumentou 12 vezes a quantidade de crianças e adolescentes em situação de rua”.
O vereador defendeu a criação de uma força-tarefa intersetorial, reunindo diferentes órgãos públicos e entidades sociais, para elaborar um plano eficaz de enfrentamento ao problema.
Caio Bebeto aproveitou o pronunciamento para fazer um alerta à população sobre as abordagens feitas diretamente às crianças em situação de rua. Ele ressaltou que, muitas vezes, esses menores são vítimas de exploração, e que a ajuda deve ser feita de forma responsável.
“Muita gente tem bom coração, mas atenção: muitas vezes aquela criança está sendo explorada. Se quiser fazer uma boa ação, existem instituições capacitadas que fazem esse trabalho com responsabilidade”, orientou.
Últimas notícias
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Lula sanciona diretrizes do Orçamento com veto sobre Fundo Partidário
Franco da Rocha, Ponta Porã e João Pessoa têm ganhadores da Mega da Virada
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
