Cobertura vacinal contra a poliomielite em Maceió permanece abaixo da meta
Baixa imunização preocupa autoridades e acende alerta
Nesta sexta-feira (24) é celebrado o Dia Mundial de Combate à Poliomielite, data que reforça a importância da vacinação, diante dos baixos índices de imunização registrados nos últimos anos. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ao 7Segundos mostram que, em Maceió, a cobertura contra a polio continua abaixo da meta de 95% estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.
Em 2024, a vacinação injetável (VIP) atingiu 83,74% do público-alvo, enquanto a vacina oral (VOP) alcançou 80,80%. Até 1º de agosto de 2025, a VIP foi aplicada em 81,86% do público-alvo, deixando crianças e jovens vulneráveis à poliomielite — doença controlada, mas que pode ressurgir em regiões com vacinação insuficiente.
A partir de novembro de 2024, a SMS adotou um novo esquema vacinal preconizado pelo Ministério da Saúde, que substitui as duas doses de reforço da VOP por uma dose da VIP. Com isso, todo o esquema vacinal contra a poliomielite agora é realizado exclusivamente com a vacina inativada, aplicada por via injetável.
O calendário completo para crianças de 2 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) prevê quatro doses: a primeira aos 2 meses, a segunda aos 4 meses, a terceira aos 6 meses e o reforço aos 15 meses.
Sobre a Poliomielite
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito, que ocorre em aproximadamente 1% das infecções causadas pelo poliovírus. Sua transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (objetos, alimentos e água contaminados), ou pela via oral-oral(ao falar, tossir ou espirrar).
O último caso de infecção pelo poliovírus no Brasil ocorreu em 1989. O País está há 34 anos sem a doença e contabiliza 47 anos de sucesso de uso da VOP.
Últimas notícias
Filho é preso suspeito de agredir pai de 97 anos e incendiar casa no Sertão de Alagoas
Adolescente morre após ataque de tubarão na praia Del Chifre em Olinda
Caio Bebeto questiona Oruam após crítica à onda de assaltos no Rio: “Qual a moral que você tem?”
Com adesivo conjunto, Leonardo Dias reafirma apoio a Flavio Bolsonaro para presidência
Prefeitura de Maceió paga salário de janeiro nesta sexta-feira (30)
Cabo Bebeto cobra medidas urgentes para reduzir acidentes em estrada de acesso a Coité do Nóia
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
